Vínculo entre pai e filhos pode acelerar a capacidade de aprendizado

Estudo britânico diz que o modo mais ativo dos pais lidares com os filhos ativa habilidades cognitivas em seu cérebro.

Publicidade

Mesmo que o princípio de um bebê seja sua passagem do pai para a mãe, é no útero materno que ele se forma e se desenvolve, criando uma ligação muito íntima durante 9 meses entre mãe e filho.

Porém, com o pai é diferente. Por isso que é tão importante que o bebê tenha contato com o pai logo ao nascer e nos primeiros anos de vida, especialmente até os 6, que de acordo com a ciência, é o período de desenvolvimento mais acelerado e acentuado do cérebro.

Aprendizado acelerado

A importância da presença masculina para um bebê que nasceu em uma família constituída de pai e mãe pode fazer com que sua capacidade de aprendizado seja mais acelerada, é o que diz um estudo realizado pelo Imperial College London, uma instituição de ensino especialmente focada em ciência, medicina e engenharia.

De acordo com os profissionais que realizaram a pesquisa, a afirmação de que as crianças que têm uma rotina diária de atividades com seus pais tendem a desenvolver melhor suas capacidades de aprendizado acontece devido ao modo masculino de ensinar e lidar com os pequenos: um modo mais estimulante e vigoroso.

Publicidade

Os pais tendem a colocar os filhos em situações mais desafiadoras e arriscadas, onde precisam desenvolver habilidades que dependem mais de si próprios, claro, dentro dos limites de cada idade.

Mas isso não significa que crianças que não tenham a presença paterna não consigam desenvolver esta mesma habilidade, afinal de contas, também existem pais que não foram criados dessa mesma forma.

Alguns irão transmitir aos seus filhos características mais tranquilas, sensíveis e menos ansiosas, o que também resulta em uma criança mais atenta, que sabe lidar melhor com conflitos e desenvolve mais habilidades sociais.

Portanto, a verdadeira questão é a forma como escolhe lidar com a criança, e que independente de qual seja, que tenha muito amor, carinho e paciência, pois cada um tem seu tempo e sua forma de ver o mundo.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM