tomar vinagre de maçã em jejum
em

AmeiAmei

Vinagre de maçã em jejum: benefícios e como tomar

sxsxsdwsdsdsd

São tantas as utilidades e benefícios desse ingrediente que vale a pena você saber para começar a usar mais.

Vinagre é um condimento usado, em primeiro lugar, para temperar a comida. Pode ser de vinho, de álcool, e tem também o de maçã. É desse que você vai saber mais agora. Além de usar na comida, você sabia que não há problema em tomar vinagre de maçã em jejum? Claro, é preciso cuidar com a quantidade para que ele não machuque seu estômago por causa da acidez. Mas depois de conhecer seus benefícios, veja também como pode ingerir.

Benefícios do vinagre de maçã em jejum

benefícios de tomar vinagre de maçã em jejum
Crédito: Flickr

O que faz o vinagre de maçã ser tão poderoso para o organismo são os seus mais de trinta elementos nutricionais. Ele é rico em minerais como cálcio, magnésio, silício, enxofre, flúor, sódio, fósforo, potássio e ferro. Contém ácido fólico, vitaminas, aminoácidos, enzimas, ácido acético, betacarotenos e pectina.

Tudo bem que são nomes estranhos e só saber disso não ajuda muito, mas o importante é saber que cada um desses elementos tem uma função específica muito importante para o bom funcionamento de cada parte do corpo. Alguns ajudam a manter a saúde forte, enquanto outros atuam no tratamento de problemas que já existem, restaurando a boa saúde e prevenindo outras doenças.

1. Tratamento do sistema gastrointestinal

Tomar vinagre de maçã em jejum ajuda a absorver melhor a pectina, um componente que acalma os músculos da região gastrointestinal, o que faz aliviar cólicas. Junto com isso, seu efeito antibiótico também trata problemas causados por bactérias nessa região.

2. Melhora o hálito

Quando o mau hálito ocorre por causa de bactérias e resíduos de alimentos, ou mesmo por causa de algum problema estomacal, o vinagre de maçã em jejum também é um bom aliado. Seu efeito bactericida e adstringente faz uma limpeza nos causadores do mau hálito, ao mesmo tempo em que neutralizar o odor, mas é preciso também manter uma boa higiene bucal.

3. Alívio dos refluxos

O chamado refluxo gastroesofágico ocorre quando a pessoa tem ácido a menos no estômago, então não consegue digerir os alimentos da forma adequada. Pelo fato de vinagre de maçã em jejum colocar uma dose extra de ácido no estômago, vai dar uma ajuda na digestão do café da manhã. O resultado será ainda melhor se souber o que comer na dieta para refluxo.

4. Trata dor de garganta

Muitas vezes a dor de garganta está associada a um ataque de bactérias ou fungos, e o vinagre de maçã tem justamente propriedades para combater esses micro-organismos que causam a dor, o inchaço, a inflamação, a tosse e o catarro. Então, pode tanto fazer gargarejo com o vinagre de maçã, quanto tomá-lo bem devagar para que passe por essa região surtindo efeito.

5. Equilibra as taxas de glicose no sangue

Para pessoas pré-diabéticas ou diabéticas esse é um bom benefício de tomar vinagre de maçã em jejum. Ele ajuda a equilibrar as taxas de açúcar no sangue, ajudando a insulina a trabalhar melhor e evitando os efeitos colaterais do excesso. Ele também pode ser tomado antes de dormir, e claro, a pessoa deve ter uma dieta equilibrada para que ele faça o efeito desejado.

Como tomar?

quantidade e como tomar vinagre de maçã em jejum
Crédito: Wikimedia

Depois de conhecer tantos benefícios, chegou a hora de saber a quantidade que você deve ingerir de vinagre para usufruir de tudo isso. A dose básica recomendada é de 2 colheres de sopa puras. Você pode tomar o vinagre de maçã em jejum para absorver seus nutrientes mais rapidamente ou essa mesma quantidade pode ser tomada antes de dormir para que ele fique agindo durante o sono.

Porém, como cada pessoa tem um organismo diferente, é possível que essa quantidade seja demais para alguns.

Por exemplo, se você tem algum problema estomacal, como uma úlcera, é melhor não tomar o vinagre puro, muito menos em jejum, ou o ácido dele vai causar dor assim que tocar na úlcera. Nesse caso, para obter benefícios como a melhora do hálito e o alívio da dor de garganta, pode-se fazer bochecho e gargarejo, sem engolir o vinagre.

Em todo caso, as dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para maior chance de obter o efeito desejado é necessário também ter uma alimentação saudável e balanceada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

8 filhotinhos raros jamais vistos na sua vida

7 dicas para fortalecer os pulmões