em

Como a vida amorosa da sua mãe determina a sua

Conheça o estudo que chegou a essa conclusão
Crédito: Freepik

A professora americana Claire Kamp Dush é a autora da frase que diz que a vida amorosa da sua mãe determina a sua. Ela publicou um estudo que investiga essa relação, que influencia na forma com que os filhos e filhas vão se relacionar.

Porém esse estudo não pesquisou o comportamento paterno, deixando aí uma grande margem para questionamento do mesmo no meio acadêmico. Apesar dessa grande limitação na pesquisa, que ignorou totalmente a influência do pai no comportamento dos filhos e filhas, alguns dados interessantes foram coletados.

Como a vida amorosa da sua mãe determina a sua?

vida amorosa da sua mãe influencia a sua entenda
Crédito: Freepik

De acordo com o estudo publicado na revista acadêmica PLoSONE, utilizando dados de mais de 7 mil pessoas, entre 1979 e 2003, a mãe tem um papel fundamental na forma como os filhos vão agir nos seus próprios relacionamentos.

Para a pesquisadora, atualmente professora em Ohio (EUA), que cruzou informações para encontrar padrões de relacionamento ao longo das gerações, a quantidade e qualidade dos relacionamentos maternos afeta o dos descendentes.

De acordo com os resultados, que tiveram origem em relacionamentos desde a década de 70, quando o papel da mulher ainda era muito questionado e sua liberdade afetiva e social tolhida, as mães que tinham mais relacionamentos ao longo da vida tendiam a passar esse perfil para os filhos.

Ou seja, aquelas que tiveram muitos parceiros, tiveram filhos e filhas seguindo o mesmo padrão. Isso foi estudado em diversos relatórios ao longo das décadas, mostrando somente os relacionamentos maternos.

O que isso quer dizer?

vida amorosa da sua mãe influencia a sua o que quer dizer
Crédito: Unsplash

Uma mãe com apenas um parceiro ao longo da vida pode, sim, estar em um relacionamento saudável, estável e agradável, mas e as que não tiveram essa sorte de encontrar um amor incondicional?

Muitos — ainda hoje — são os casos de mulheres que sofrem em relacionamentos abusivos, pelos mais diversos motivos, sejam eles físicos, financeiros, sociais ou psicológicos. Nestes casos, o melhor mesmo é separar e, se quiser, buscar outros caminhos.

Nesse sentido, o fato da mãe ter mais de um parceiro durante a vida é positivo, mostrando a seus filhos que não se deve estar onde o coração, o corpo ou a alma são feridos. Isso faz com que eles também procurem o melhor, não aceitando qualquer coisa em nome de uma pseudo-estabilidade.

Por outro lado, se há somente a promiscuidade, sem respeitar o espaço e os sentimentos dos filhos e companheiros, há chances de sequelas mais sérias em relacionamentos futuros, como a falta de confiança e medo de estabelecer vínculos.

Assim, talvez o que influencia o comportamento dos filhos não seja a quantidade de relacionamentos da mãe ou do pai, mas sim a qualidade dos mesmos. Como eles agiram durante o decorrer do tempo e quais foram as impressões dadas para seus filhos.

Mãe e pai influenciam os filhos

vida amorosa da sua mãe os pais
Crédito: Freepik

A forma como os pais se tratam pode influenciar na forma como os filhos vão se relacionar. Eles se respeitam? Sabem se desculpar? São extremamente críticos? Demonstram afeto? Esses pontos podem ser repetidos pelas gerações posteriores.

Por isso é tão importante evitar brigas perto dos filhos, deixando as discussões para 4 paredes; sempre de forma respeitosa e empática, buscando a melhor solução para ambos.

Você não tem como mudar o que seus pais foram, mas você pode ser o melhor exemplo para seus filhos. Pare agora e pense, quais são os exemplos que você está dando, no seu relacionamento?

Qual é a sua opinião sobre o estudo? Qual é o impacto disso na vida dos filhos? Deixe suas ideias nos comentários!

Fonte: PLoSONE Journal

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
fazer sabão em pó
Como fazer sabão em pó em casa e economizar
receitas bolo de iogurte
12 Receitas de bolo de iogurte imperdíveis