em

21 Modelos de motorhome para a viagem dos sonhos

Se você tem o sonho de viajar em um motorhome, inspire-se com essas dicas e ideias
modelos de motorhome
Crédito: Pixabay

Ter um motorhome é o sonho de consumo de muita gente. Uma verdadeira casa sobre rodas para fazer viagens confortáveis, sejam curtas ou durante meses. Cada vez mais pessoas estão até mudando seu estilo de vida e passando a morar em um motorhome, conhecendo cada dia um lugar diferente e vivendo uma grande aventura pautada na liberdade.

Mas para fazer isso, a casa sobre rodas precisa ser equipada, adaptada ou comprada pronta, com todas as necessidades de fábrica. Tudo vai depender das exigências dos viajantes e dos tipos de viagens que pretendem fazer. Se você está com ideias mirabolantes e também sonha com um motorhome, prepare-se para sonhar ainda mais com essas inspirações e ideias.

O que é um motorhome?

Em tradução livre o motorhome seria uma casa motorizada, ou como já mencionado, uma casa sobre rodas, como costuma se chamar. Trata-se de um veículo utilitário com a parte de trás adaptada para que se possa dormir, cozinhar, tomar banho e armazenar pertences com o objetivo de passar dias na estrada viajando.

Há quem viva anos nesse estilo de vida e então vai trocando de modelo de motorhome, buscando opções cada vez mais adaptadas e equipadas para satisfazer todas as suas necessidades.

Os motorhome podem ser desde Kombis, ônibus e vans adaptadas, até trailers que já vêm equipados para essa finalidade. Há também os próprios motorhome que são os “verdadeiros”, comprados prontos para pegar a estrada, sem que precise adaptar.

Vale aqui fazer duas ressalvas. Uma é que os trailers são engatados atrás do veículo, e não possuem a estrutura de veículo para dirigir. E outra é que existem os chamados Camper, que são estruturas montadas sobre caminhonetes, sem rodas próprias, e que não possuem banheiro.

Normalmente só são considerados motorhome os veículos que possuem banheiro, do contrário, não seriam como uma casa. Mas popularmente todos os veículos equipados para viajar são chamados assim.

A escolha de qual modelo vai querer é do viajante, de acordo com sua condição para investir, seus gostos, necessidades e os tipos de viagem que vai fazer. O fato é que quanto mais tempo passa dentro do motorhome, mais equipado ele tende a ser para comportar o seu estilo de vida.

Modelos de motorhome

Agora, veja modelos de todos os tipos, dos mais simples aos mais sofisticados, e depois confira quais são as adaptações básicas necessárias que uma casa sobre rodas precisa receber.

modelo motorhome completo luxo
Crédito: 180 Graus
modelo motorhome cozinha
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome cozinha completa
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome doblo
Crédito: South Downsmotor Caravan
modelo motorhome interno completo
Crédito: 180 Graus
modelo motorhome kombi laranja
Crédito: Viajali
modelo motorhome kombi pequeno
Crédito: Viajali
modelo motorhome kombi quarto
Crédito: Viajali
modelo motorhome luxo
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome micro onibus
Crédito: 180 Graus
modelo motorhome quarto
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome van churrasco
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome van externo
Crédito: Motorhome Hire France
modelo motorhome van interno
Crédito: 180 Graus
modelo motorhome van medio
Crédito: Carolina Guidi
modelo motorhome van planta
Crédito: Carolina Guidi
modelo motorhome van plus
Crédito: Zap Imóveis
modelo motorhome van pronta
Crédito: Curbed
modelo motorhome van quarto
Crédito: Viajali
modelo motorhome van volks
Crédito: Blog da Escalada

Como fazer um motorhome?

Caso você não compre um trailer ou um motorhome pronto, vai precisar fazer adaptações no veículo, seja ele uma Kombi, um ônibus, um micro-ônibus ou uma van, que são os modelos mais comuns para essa finalidade.

Essas adaptações são necessárias, tanto no sentido de legislação de trânsito, quanto para o seu mínimo conforto, e você só vai se dar conta disso quando estiver na estrada, precisar esvaziar a caixa negra onde ficam os dejetos do banheiro e se arrepender por ter colocado uma tão pequena.

Alguns tipos de adaptações você mesmo poderá fazer se tiver algum conhecimento em marcenaria, hidráulica e elétrica. Mas caso não tenha, vai precisar levar o veículo para um profissional fazer as devidas reformas. Veja a lista do que precisa instalar para que seu veículo seja funcional.

1. Escolha o veículo ideal

A primeira dica é que você escolha um veículo que comporte a sua viagem. Quantos quilômetros pretende rodar? Qual é a rota? Veículos maiores pagam mais pedágio, mas estão equipados com mais rodas caso um pneu fure e você não possa troca. Pense em tudo isso.

Além do mais, não adianta querer pegar uma Kombi e ter muitas exigências quanto ao espaço, pois você mal poderá ficar de pé e andar dentro dela. Planeje seus objetivos e escolha o veículo certo antes de investir.

2. Pia e armários

A pia é essencial para que você possa preparar refeições, lavar louças e afins. Os armários são essenciais, em cada cantinho possível, mesmo que escondidos e embutidos, com gavetas, portas ou tampos, para conseguir armazenar de tudo e aproveitar o melhor espaço possível para convivência e circulação.

3. Bancos e mesa

Uma pequena mesa, que pode ser dobrável, é o mínimo de conforto para ter onde fazer as refeições e outras atividades de convivência. Os bancos podem ser fixos ou móveis, dobráveis ou não. Mas quanto menor o espaço disponível, mais coisas dobráveis são recomendadas.

4. Cama

A cama também é necessária, mas alguns veículos que possuem bancos reclináveis e deitam por completo podem servir para essa função. O tamanho da cama e a quantidade de espaços para dormir vai depender das suas necessidades e quantas pessoas estarão viajando.

5. Banheiro

Outra necessidade essencial é o banheiro. Não dependa de postos e restaurantes na estrada para usar o banheiro. Eles nem sempre vão estar na distância que você precisa e poucas vezes vão estar em boas condições de uso. Pode ser que você não instale uma estrutura para chuveiro, mas o sanitário é essencial. Essa estrutura varia muito, como você pôde ver nos exemplos das fotos, podendo ser um sanitário fixo ou portátil.

6. Centrais elétrica, hidráulica e de gás

Assim como em uma residência, seu motorhome vai precisar de gás, energia elétrica e água. Tudo isso precisa ser estruturado e bem planejado para que seja funcional, seguro e não ocupe mais espaço do que o necessário. Para ter uma ideia, vai precisar instalar:

  • Baterias;
  • Inversor;
  • Entradas e saídas para cabos elétricos e hidráulicos.
  • Caixa de água cinza para água suja;
  • Caixa de água negra para dejetos do banheiro;
  • Aquecedor de água;
  • Gás;
  • Ar-condicionado;
  • Além do gerador de energia, que pode ser portátil, pois se tiver uma geladeira maior, ela vai consumir muita energia do veículo.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
uva-passa
Todos os benefícios da uva-passa para a saúde
casa container
30 Inspirações para casa container para planejar a sua