vaselina no calcanhar ressecado
Crédito: Freepik
em

Como usar Vaselina para calcanhar ressecado: pés macios todos os dias

Acabe com o ressecamento e trate as rachaduras dos pés usando a Vaselina no dia a dia

A Vaselina é o tipo de produto que vale a pena ter em casa porque tem diversas utilidades. Serve para hidratar a pele e o cabelo, para ajudar na maquiagem, fazer massagem, tirar manchas e lubrificar peças de metal. Hoje você vai conhecer os benefícios da Vaselina para hidratar o calcanhar ressecado, deixando os pés mais macios e sem rachaduras.

Vantagens de usar Vaselina no calcanhar

O calcanhar é uma das partes do corpo que mais sofre com o ressecamento, principalmente no verão por causa dos sapatos abertos ou usados sem meia. Se os calcanhares não recebem o devido cuidado, ficam ressecados, ásperos e com rachaduras.

Como a Vaselina é um produto lubrificante, hidratante e protege a pele contra infecções, é perfeita para manter a boa saúde dos calcanhares, seja para prevenir ou para tratar o ressecamento.

Receitinhas caseiras com Vaselina

Você pode aplicar um pouco de Vaselina todos os dias nos pés, de preferência antes de ir dormir, que é quando o produto vai poder agir durante mais tempo. Se não quiser passar o produto puro, veja algumas receitinhas com Vaselina para os calcanhares.

Vaselina com creme hidratante

Ao fazer uma simples misturinha de Vaselina com creme hidratante, você consegue uma solução excelente para devolver a elasticidade à pele dos calcanhares, e ainda tem o benefício do cheirinho agradável do creme.

Misture partes iguais de Vaselina e de creme, o suficiente para passar nos pés. Aplique a misturinha nos pés depois do banho, antes de ir dormir, e de preferência coloque meias para deixar mais aquecido e ter um resultado ainda melhor. Pode fazer todos os dias.

Vaselina com óleo essencial

A Vaselina já é bem oleosa, mas você pode adicionar umas gotinhas de óleo essencial para deixar mais cheiroso e para obter os benefícios do óleo. Primeiro separe uma porção de Vaselina que vai usar nos pés, depois misture umas gotas de óleo só naquela quantidade que for usar.

A aplicação é a mesma da receita anterior: com os pés limpos, antes de ir dormir, de preferência colocando meias depois. A escolha do óleo é por sua conta, conforme o resultado terapêutico que deseja obter.

Veja dicas de como escolher o óleo essencial.

Vaselina para tratar as rachaduras

Se os seus pés já estão com rachaduras, aí precisa ter o cuidado de ir eliminando as rachaduras aos poucos, sem se machucar. Para isso, faça um escalda-pés com água quente (cuidado para não queimar a pele). Essa água vai amolecer a pele dos calcanhares.

Com a pele mais maleável, use uma lixa para pés, sem fazer muita força e sem lixar muito. A ideia é ir removendo a pele rachada e endurecida aos poucos. Não precisa remover tudo de uma só vez.

Depois que lixar os calcanhares, coloque os pés na água de novo para tirar a pele morta. Seque os pés e depois aplique uma das receitinhas com Vaselina, ou o produto puro mesmo. Vá fazendo isso umas 3 vezes por semana, em dias alternados, até que não tenham mais rachaduras.

Se as rachaduras forem muito profundas ou se houver um excesso de pele grossa nos pés, o melhor a fazer é procurar um podólogo para um tratamento mais eficiente e cuidadoso, prevenindo feridas e eliminando o excesso de pele. Assista no vídeo abaixo como é feito esse tipo de tratamento:

Plantas para não ter em casa de acordo com Feng Shui

7 Plantas para não ter em casa de acordo com Feng Shui

Marantas Calatheas cuidados gerais

Marantas ou Calatheas: como cuidar dessas plantas ornamentais