varicocele
Crédito: Freepik

Varicocele: o que é, quais os sintomas e como é a cirurgia

Sintomas da varicocele e quando a cirurgia é necessária

Publicidade

De acordo com o Conselho federal de Medicina (CFM), a varicocele tende a aparecer principalmente depois dos 60 anos de idade (43% dos casos), mas pode acontecer em outras épocas. Outra faixa etária atingida (com cerca de 20% dos casos) está entre 20 e 60 anos. É muito mais raro, mas pode acontecer também em crianças a partir dos 2 anos.

De forma resumida, essa é uma doença facilmente tratada com uma simples cirurgia, que leva menos do que uma hora e um mês de recuperação. Segundo o Hospital Sírio Libanês, ela é a “dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular”, o que em outras palavras quer dizer que é o inchaço das veias que ficam no testículo.

Isso pode causar muita dor ao paciente e pode também reduzir a capacidade reprodutiva. A infertilidade masculina está muitas vezes relacionada à varicocele, atingindo cerca de 25% dos pacientes. Felizmente, apesar de ser a mais comum, é também a mais tratável, tendo recursos diversos para tal.

A varicocele pode ser de grau I, II ou III. No primeiro, a variação no testículo quase não é percebida. No segundo, ocorre a atrofia em uma das laterais. Já no grau III, ambos os lados são atingidos. Normalmente somente o lado esquerdo é atingido, em cerca de 95% dos casos. Ambos os lados também podem acontecer, porém é muito raro encontrar somente no lado direito.

Publicidade

Causas

A propensão genética realmente é uma grande influência para o desenvolvimento da doença. Se o pai ou avô tiveram, há grandes chances de que os descendentes também apresentem a doença. Porém existem outras causas, citadas pelo CFM:

  • Falta das válvulas da veia espermática interna;
  • Obstrução ou compressão do sistema venoso;
  • Hipertermia;
  • Diminuição do fluxo de sangue no testículo;
  • Alterações hormonais;
  • Estresse oxidativo;
  • Refluxos de metabólitos do rim e adrenal.

Como você pode ver, o estrese oxidativo é uma das causas da doença. Então, aproveite para investir em uma alimentação rica em antioxidantes e mantenha sua saúde em dia. Faça consultas regulares ao seu médico de confiança, principalmente se tiver os sintomas da varicocele. Veja esse vídeo explicando melhor a doença.

Sintomas

Entre os principais sintomas, está a dor na região dos testículos, principalmente durante a relação sexual. A infertilidade também pode ser um sintoma da doença, já que é a mais comum forma para os homens. Outro sinal claro é o surgimento de uma veia visível, geralmente do lado esquerdo, mas podendo ser também dos dois lados.

A dor na região do testículo também aumenta com a prática de atividades físicas, aliviando quando termina. Ela também pode doer mais ao final do dia, do que no início dele.  Essa mesma dor fica mais branda caso o homem deite de costas, sendo esses indícios claros da doença.

Publicidade

Tratamentos

O tratamento normalmente é feito através do procedimento cirúrgico, quando necessário. Geralmente, o convívio com a doença não é prejudicial e pode se manter, principalmente no grau I. Se estiver no grau II ou III, pode ser recomendada a cirurgia.

Para saber qual será o melhor caminho a seguir, o médico urologista fará um exame físico, para ver como está a condição de saúde em geral, analisando também o saco escrotal. Se ele não conseguir identificar a doença, porém tiver os sintomas, vai solicitar um ultrassom com dopler, no local.

Como é a cirurgia?

A cirurgia pode ser feita por via retroperitoneal, inguinal, subinguinal ou laparoscópica. Em geral, o médico abrirá o local e cortará a veia problemática, acabando de vez com o problema. Serão apenas 40 minutos, com repouso no hospital até o final do dia, podendo sair e se cuidar em casa.

Publicidade

Durante a recuperação, que deve ser de um mês, o paciente ainda vai ver a veia problemática, reduzindo depois de 2 ou 3 meses. Haverá dor, hematomas e inchaço nos primeiros dias, porém nada que possa se tornar insuportável. Claro que as relações sexuais ou qualquer tipo de contato íntimo estão proibidas por 30 dias.

Veja nesse vídeo, como foi o processo da cirurgia e recuperação.

PODE GOSTAR TAMBÉM