Vantagens do parto humanizado
Crédito: Freepik
em

Vantagens do parto humanizado – para a mãe e para o bebê

Parto humanizado é, simplesmente, respeitar as vontades e necessidades da mãe e do bebê nesse momento tão incrível e especial

Publicidade

Pode-se chamar de parto humanizado aqueles que eram feitos antigamente, em casa, pelas parteiras. Claro que, na ausência de médicos e equipamentos hospitalares, muitas coisas poderiam dar errado antigamente. Mas, não haviam casos de violência obstétrica como existem hoje em dia. Então, evitar situações de violência ou constrangimento durante o parto é uma das vantagens do parto humanizado. Veja quais são as outras, tanto para a mãe quanto para o bebê.

O que é parto humanizado?

O parto humanizado, na verdade, começa antes do parto em si. De acordo com doula e psicóloga Eleonora de Moraes, idealizadora do Despertar do Parto, o parto humanizado não é um produto entregue pronto, mas sim, um processo.

Ainda no pré-natal, a gestante é acompanhada por uma equipe que entende que ela e seu bebê têm o direito de uma experiência de nascimento com respeito, paciência e acolhimento. As vantagens do parto humanizado estão nas práticas adotadas nesse processo, que são:

Para ajudar a mamãe, o ambiente tem que estar da forma que ela se sente bem. Pode usar velas, luz suave, música, sons, ela escolhe se vão ter mais pessoas da família ou apenas ela e os profissionais.

Publicidade

O parto humanizado pode ser feito na água, na cama, na maca, sentada ou de pé, desde que a mulher tenha controle sobre como e em qual posição deseja e se sente confortável para o nascimento do seu bebê.

  • São feitas massagens, exercícios, caminhadas e muita conversa com a mãe para induzir o parto instintivo e natural, sem forçar nada (quando possível);
  • Nada de puxões, empurrões, pressa, tapa no bumbum. O acolhimento do bebê é suave e pode ocorrer dentro da água morna, para simular o líquido amniótico;
  • Ao nascer, o bebê deve ficar abraçado com a mãe, pele com pele;
  • Sua cabecinha deve estar junto ao coração, para que ele possa se acalmar com as já familiares batidas;
  • O cordão deve ser cortado um pouco depois, não imediatamente. Assim permite-se uma respiração gradual;
  • A amamentação deve ser feita na primeira hora e pode ser logo que nascer, é uma escolha mãe e bebê;
  • Os profissionais envolvidos oferecem amor e paciência com essa difícil transição que o pequeno passa, do seu mundinho apertado, seguro e quentinho, para esse outro que a gente conhece muito bem.

As vantagens do parto humanizado

Bem, com base no que se faz durante um parto humanizado, fica claro que só existem vantagens, tanto para a mãe quanto para o bebê. Certamente, toda mulher deseja ter um parto tranquilo, se sentindo à vontade, segura e com suas vontades respeitadas, e é disso que se trata, mesmo quando existe a necessidade de uma cirurgia.

Vantagens do parto humanizado na redução do estresse

Somente as mulheres que passaram por situações de medo, agressividade ou constrangimento na sala de parto sabem como é estressante e como isso atrapalha todo o processo.

Publicidade

No parto humanizado existe calma, paciência, nada de pressão para que o bebê nasça de uma vez e a sala seja liberada para a próxima gestante.

Além disso, para trazer mais tranquilidade e favorecer um nascimento menos demorado e sofrido, o ambiente é preparado com uma iluminação adequada, uma boa temperatura e sons agradáveis.

A tranquilidade do recém-nascido

Mesmo que o bebê não possa dizer e nem vá lembrar o quão traumatizante um parto é, com certeza sua mãe quer que ele venha ao mundo o mais tranquilo e confortável possível.

Publicidade

Por isso, no parto humanizado, o bebê sai do ventre e é recebido em um ambiente quentinho, silencioso, recebe o colo de sua mãe e é amamentado. Tudo isso reduz o desconforto e os choros.

Vantagens do parto humanizado com amamentação

A amamentação é uma parte bem importante do parto humanizado. Esse é um momento de aproximação entre a mãe e o bebê, fortalecendo os laços afetivos, físicos e emocionais, desde os primeiros momentos da vida do recém-nascido.

Menor risco de depressão pós-parto

São muitos os casos de depressão pós-parto em mulheres que se sentem incapazes de cuidarem do seu bebê, com medo de não serem boas mães ou com traumas de um parto no qual suas escolhas não foram respeitadas.

Publicidade

Aqui está mais uma das vantagens do parto humanizado, que é o menor risco de depressão pós-parto, já que a mulher vivencia um parto de acordo com suas vontades e necessidades, sentindo-se segura e confiante de que ofereceu o melhor para seu bebê.

Menor risco de infecções para mãe e bebê

Para a mãe, o parto humanizado oferece menos riscos porque, em muitos casos, não são necessárias tantas intervenções, como episiotomia e laceração do períneo. Com isso, há menos contato de pessoas e instrumentos com sua região genital, especialmente se for um parto na água.

Para o bebê, quando ele consome o leite da primeira mamada, e tem contato com a microbiota natural da pele da mãe, isso ajuda a fortalecer o seu sistema imune, diminuindo o risco de infecções.

Publicidade

Veja também: O direito de toda mulher a um parto humanizado

controlar o tempo no celular

Conheça 7 aplicativos para controlar o tempo no celular

Crimes de ódio

Crimes de ódio: saiba o que são e a importância de combatê-los