em

Nova vacina de combate ao câncer está em teste

Estudos já estão sendo feitos com pacientes nos Estados Unidos.

No dia 15 de novembro de 2017, a empresa de biotecnologia norte-americana, Moderna Therapeutics, anunciou em seu site que começou a Fase 1 de testes em humanos de uma vacina de câncer personalizada para o tratamento de tumores sólidos.

Com este estudo, dois avanços da medicina estão em evolução: o combate do câncer pelo próprio organismo e os tratamentos personalizados, baseados na necessidade específica de cada paciente, reduzindo os quadros de efeitos colaterais em determinados tratamentos, como de câncer.

Nesta primeira fase serão avaliados os efeitos do sistema imunológico e a tolerabilidade de cada paciente, assim como a segurança do procedimento de modo geral. Os primeiros pacientes a serem testados são os que já tiveram tumores sólidos removidos. Em seguida, serão analisadas pessoas com tumores sólidos que não podem ser removidos, a menos que a vacina cumpra positivamente o seu papel.

O funcionamento dessa vacina se baseia na análise da sequência genética do paciente, identificando mutações das células cancerosas, chamadas neoepitopos. Dessa forma, quando a vacina for aplicada, estas mutações devem ajudar o sistema imunológico a diferenciar células doentes de células sadias para conseguir combatê-las.

De acordo com Howard A. Burris III, que faz parte do grupo de pesquisadores da vacina, esta solução seria um grande marco no tratamento de câncer, aumentando as chances de resposta positiva dos pacientes, já que um medicamento individualizado, criado para o organismo de cada caso em particular, ajudaria a reconhecer melhor o câncer e combate-lo com maior eficácia e menos efeitos colaterais.

O lado negativo da medicina personalizada é o alto custo, já que não trabalha com produção em massa, mas é questão de tempo para que os resultados sejam alcançados através de todas as etapas das pesquisas, para então começarem a tratar da popularização da vacina.

Gostou dessa novidade? Compartilhe para que mais pessoas possam ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
O Natal vai ficar ainda mais gostoso com esta receita de biscoitos
Cãozinho herói defende senhora de assalto