em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

14 Diferentes utilidades do papel-alumínio (e os usos comuns)

Limpar panelas, afiar facas e ajudar a passar a ferro são algumas das formas de usar papel-alumínio

utilidades do papel-alumínio
Crédito: Wikimedia Commons

É bem possível que você tenha em sua casa um rolo de papel-alumínio. Mas só se lembra dele para embrulhar e conservar comida, certo? Para seu conhecimento, essas folhas são bem práticas e fáceis de usar, além da versatilidade que oferecem em tarefas variadas de casa. Veja, a seguir, diferentes utilidades do papel-alumínio, além dos usos normais.

Utilidades do papel-alumínio: comuns e as que você não conhecia

Embora seja principalmente útil na cozinha, não é só nesse ambiente da casa que as utilidades do papel-alumínio se destacam.

1. Impede que o óxido se forme nas esponjas de aço

Ter óxido nas esponjas, após as usar, é comum por causa da umidade. Então, de modo que não deixem marcas pela bancada, coloque sempre um retângulo de papel alumínio embaixo da esponja com o lado verde para baixo. Troque com frequência para evitar cheiro ruim e mofo.

2. Limpa panelas

Use folhas de alumínio para fazer uma bola. Esfregue-a na panela que deseja ariar e verá que as manchas de comida ou de queimado vão desaparecer, deixando a panela mais brilhante. Não é o jeito mais prático, mas funciona.

3. Não deixa que tortas se queimem

Levar uma torta ao forno é um pouco incerto, pois corre o risco das bordas se queimarem, estando a parte de dentro crua. Contudo, pode colocar por cima papel-alumínio para que a torta asse por dentro antes de queimar por fora. Pode fazer isso com carnes, vegetais, lasanhas e outros pratos de forno.

4. Afia facas, tesouras e alicates

Se tiver facas, alicates ou tesouras para afiar, dobre várias vezes uma folha de papel alumínio. Quando obtiver uma textura grossa, corte esse pedaço com a faca que perdeu o fio e verá que vai funcionar melhor depois disso.

5. Dá nova vida a baterias e pilhas gastas

Certas vezes, aparelhos e brinquedos param de trabalhar por causa das bordas da bateria terem-se desgastado, inibindo o contato. Resolva esse problema num instante. Retire um pouco de papel-alumínio do rolo e aplique-o no tamanho adequado na área de contato. Veja se está bem posta a bateria e ligue de novo o aparelho.

6. Economiza calor na hora de passar a roupa

Tampe a tábua de passar com papel alumínio em toda a sua extensão e ponha um lençol ou toalha por cima. Depois, pode passar a sua roupa, verá que só necessita fazê-lo num dos lados das peças, pois aguenta bem a temperatura do outro lado, praticamente passando sozinho.

7. Limpa prata

Sempre que os seus artigos de prata ficarem opacos, coloque numa bacia bastante papel-alumínio estendido, adicione uma colher de sal e água quente para cobrir as peças. Depois, ponha debaixo de água as peças a serem limpas durante por 20 minutos. Ao final, apenas seque muito bem para lustrar e evitar a oxidação.

Veja também: mais dicas de como limpar prata

8. Utilidades do papel-alumínio para limpar o ferro de passar

Depois de muito uso, o ferro fica sujo e aparece uma camada escura que é capaz de arruinar qualquer roupa. Se quiser resolver esse problema, ponha uma lâmina de papel de alumínio em cima da mesa, coloque um pouco de sal espalhado e movimente o ferro como se estivesse passando roupa. Depois lustre com um pano seco de algodão.

9. Não deixa que a maçã escureça

Comeu metade de uma maçã e sobrou a outra? Envolva-a com papel-alumínio e nem precisa colocar na geladeira para se conservar. O efeito não inibe totalmente a oxidação da fruta, mas prolonga seu tempo preservada sem escurecer.

10. Evita perder calor do fogão

Quando estiver cozinhando, ponha uma tábua de madeira embrulhada nesse papel na parte de trás do fogão, de forma que reduza a perda de calor que sai em direção à parede.

11. Mantém alimentos de padaria frescos

Produtos de padaria como biscoitos ou pão podem durar mais tempo se embrulhá-los em diversas folhas de alumínio quando chegar em casa. Verá que, quando os comer, sentirá ainda o sabor e textura de frescos.

12. Evita cheiro de cebola na geladeira

Embrulhe com plástico filme o alho ou a cebola. Em seguida, com a parte brilhante do papel-alumínio para fora, envolva bem e pode colocar na geladeira. O cheiro da cebola não vai escapar e ela vai permanecer boa para uso em até uns três dias.

13. Para desengordurar o forno

Não recorra a esponjas agressivas. Esfregue uma bola de papel-alumínio nas áreas do forno com gordura. Pode igualmente aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio e limão e, passados cinco minutos, dê brilho com a bola.

14. Limpa a grelha da cozinha

Para remover com mais eficiência a comida grudada na grelha, aguarde que ela amorne e limpe-a com força, usando uma porção grande desse papel.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

exercício de respiração

5 Tipos de exercícios de respiração para equilibrar corpo e mente

artesanato com rolo de papel higiênico

15 Fotos de artesanato com rolo de papel higiênico para inspirar