utilidades do talco
Crédito: Freepik
em ,

Utilidades do talco: 15 usos para o dia a dia

Para a beleza, para os pets, para o alívio das irritações de pele e outras dicas úteis

O talco é usado principalmente para evitar e tratar as assaduras de bebê. Mas esse pó branco tem muitas outras utilidades. Ele é um truque de beleza, de cuidados pessoais e de limpeza da casa. Ele é feito de silicato de magnésio, um mineral filossilicato que ocorre em rochas ultrabásicas, como a pedra-sabão. Em sua forma natural ele contém amianto, uma substância tóxica. Mas na sua versão tratada, há muitas utilidades do talco, veja quais são.

Veja também: as várias utilidades do papel-alumínio em casa

15 Usos do talco

quais as utilidades do talco
Crédito: Freepik

Ter um potinho de talco de bebê em casa é muito útil, mesmo que você não tenha um bebê. As utilidades dessa substância fazem dele um coringa na rotina doméstica.

1. Estancar pequenos sangramentos

Cortou um dedo ou se machucou? Polvilhe um pouco de talco antes de colocar o curativo. O sangramento vai reduzir, pois o talco ajuda a absorver.

2. Proteger os pés

Para evitar que sapatos novos machuquem seus pés e que apareçam bolhas, polvilhe o calçado e os pés com um pouco de talco. Assim vai diminuir a fricção e evitar machucados. Essa talvez seja a segunda das utilidades do talco mais comuns, já que há no mercado muitas opções de talcos para os pés.

3. Refrescar as lençóis

Quando as noites estiverem muito quentes e você tiver dificuldade para adormecer, salpique os seus lençóis com um pouco de talco. Ele vai refrescar a cama, ajudando a deixar o ambiente mais confortável.

4. Pré-depilatório

Experimente polvilhar um pouco de talco antes de aplicar a cera de depilação. Isso vai impedir que a cera grude na sua pele sem afetar a remoção dos pelos.

5. Tratamento pós-barba

O talco é um ótimo pós-barba. Ele deixa a pele mais lisinha e diminui a vermelhidão porque vai acalmando e absorvendo as pequenas gotículas de sangue.

6. Utilidades do talco como xampu seco

Quando não tiver tempo suficiente para lavar o cabelo, experimente polvilhar as raízes com um pouco de talco antes de dormir. Durante a noite, o talco absorve o excesso de gordura dos fios e, na manhã seguinte, é só pentear.

7. Pré-maquiagem

Se colocar um pouco de pó de talco no rosto antes de aplicar a maquiagem, ele vai servir como uma base e prolongará o efeito da maquiagem.

8. Alongador de cílios

Para conseguir cílios mais longos, aplique o rímel como de costume, mas de seguida, espalhe um pouco de talco por cima com um pincel, depois passe outra camada de rímel. Vai ver que ficará com os cílios iguais aos de uma estrela de cinema.

9. Batom duradouro

Se quiser que o seu batom dure o dia todo é fácil. Cubra a sua boca com um lenço de papel depois de passar a sua cor de batom favorita nos lábios. Depois coloque pó de talco por cima do lenço com um pincel. De seguida aplique uma segunda camada de batom. A dor vai durar muito mais tempo.

10. Meia-calça com conforto

Se sua meia-calça for daquele tipo que pinica, coloque talco nas pernas antes de vesti-la. Isso reduz o atrito desagradável.

11. Removedor de manchas de gordura

Quando derrama algum líquido gorduroso em um tecido, o talco é um ótimo aliado para jogar por cima e absorver a gordura. Primeiro deve limpar o máximo que conseguir usando um pano. Depois coloque uma camada de talco sobre a mancha e espere absorver. Depois esfregue bem.

12. Utilidades do talco como protetor de mudas de plantas

Quando tiver mudas em bulbos para plantar, polvilhe talco nos bulbos para que fique protegidos contra pragas que podem comê-los antes mesmo do plantio definitivo.

13. Removedor de bolor

É comum ter muitos livros em uma prateleira que está perto de uma parede úmida. Como resultado, os livros vão criar bolor. Primeiro se deve colocar o livro em local onde possa secar o excesso de umidade. Depois pode polvilhar talco entre as páginas, deixando o livro parado de pé, entreaberto, por algumas horas. Depois é só escovar com uma escovinha macia e pronto.

14. Colocar luvas de borracha com facilidade

Quem trabalha usando luvas de borracha como proteção (que não seja para fazer comida), pode passar um pouco de talco nas mãos antes de colocar as luvas para evitar que elas grudem nas mãos.

15. Xampu para pets

Para os pets que não gostam de tomar banho ou que se sujaram muito entre um banho e outro, o talco pode servir como um xampu seco, assim como ajuda a limpar o cabelo humano. Basta aplicar um pouco de talco pelo corpo do pet (menos no rosto), dar uma esfregada e esperar um pouco para o talco absorver a sujeira e a umidade. O pet vai dar uma sacudidas e você termina o serviço escovando ele muito bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como afinar o rosto

Como afinar o rosto com maquiagem e exercícios

receitas de pão de mandioca

Como fazer pão de mandioca: 3 receitas para perfumar a cozinha