como usar casca de ovo
Crédito: Pixabay
em

Como usar casca de ovo: dicas para a saúde humana e das plantas

Rica fonte de cálcio, a casca de ovo serve para melhorar sua saúde e nutrir as plantas do seu jardim

Se você é o tipo de pessoa que descarta as cascas dos ovos que consome na hora das receitas, saiba que está desperdiçando uma ótima fonte de nutrientes para a sua saúde e também para as plantas do seu jardim. Veja como usar casca de ovo para diferentes funções e nunca mais jogue-a fora por pensar que ela é inútil.

Veja também: receitas para reaproveitar o pão dormido

Utilidades da casca de ovo

Na casca de ovo existe 90% de cálcio, aquele mineral tão conhecido por ser essencial na formação dos ossos e dentes. Ele estimula a produção de células, contribui com a regulação da pressão e do colesterol. Possui também proteínas, selênio, potássio, magnésio e outros compostos que trazem benefício para a saúde das pessoas, dos animais e das plantas. Então, confira agora algumas dicas de como usar casca de ovo em casa, no dia a dia.

Fazendo farinha de casca de ovo

como usar casca de ovo como farinha
Crédito: Public Domain Pictures

A primeira coisa a fazer para aprender a como usar é transformar uma boa quantidade de cascas em farinha. Essa vai ser a sua base, seja para consumir junto com algumas refeições, para aplicar nas suas máscaras para pele ou para cuidar das suas plantas. Veja como fazer:

  1. Guarde as cascas dos ovos que for consumindo ao longo da semana em um pote ou saco plástico fechado. Você pode deixar a membrana interna na casca, mas não se esqueça de enxaguar qualquer resto de clara de ovo.
  2. Quando você tiver uma quantidade considerável, deverá esterilizá-las em água fervente.
  3. Posteriormente, espalhe-as em uma assadeira e deixe-as secar durante a noite.
  4. No dia seguinte, leve a assadeira ao forno a uma baixa temperatura,  por 10 minutos, para secá-las por fora.
  5. O próximo passo é reduzir as cascas de ovo a um pó muito fino.Um moedor de café funciona bem, mas pode usar o liquidificador ou a função de pulverizar do seu triturador.
  6. Armazene a farinha em um frasco de vidro hermeticamente fechado, num armário fresco e seco.

Suplemento alimentar

Essa dica é boa, mas você só deve fazer a suplementação alimentar com farinha de casca de ovo depois que o seu médico ou nutricionista recomendar. Afinal, nem todo mundo precisa suplementar os nutrientes que essa farinha oferece, e não faz bem para a saúde consumir mais nutrientes do que o necessário.

Caso o médico libere a suplementação, basta adicionar cerca de ½ colher de chá desse pó nos seus alimentos favoritos, conforme a quantidade que o médico recomendar.

Você pode notar uma qualidade ligeiramente arenosa quando o pó é adicionado aos alimentos, mas é muito tolerável em smoothies, vitaminas ou iogurte, em alimentos assados ou pratos mais densos.

Produtos de beleza

Outra dica é aprender a como usar casca de ovo em benefício da saúde da pele. Para isso, faça o mesmo procedimento de preparo da farinha para ingerir, bem higienizada e pulverizada.

  • Tratamento facial: misture 2 colheres de sopa de casca de ovo em pó fino com uma clara de ovo. Gentilmente, aplique o creme como uma máscara facial natural, deixando-a secar por 10-20 minutos. Depois, é só lavar com água morna,  num movimento circular para esfoliar. Vai notar uma pele mais firme e suave após esse tratamento, que pode ser feito uma vez por semana.
  • Esfoliante corporal: adicione algumas colheres de farinha de casca de ovo para uma receita de esfoliação corporal caseira. Aplique no corpo e vá esfoliando delicadamente. Depois é só enxaguar no banho. A esfoliação ajuda a eliminar as células mortas na pele, promovendo sua regeneração. Cuidado para não aplicar o esfoliante sobre qualquer tipo de machucado.

Cuidados com as plantas

Para cuidar do jardim você pode usar a farinha de casca de ovo, as cascas levemente trituradas, mas ainda pontiagudas, e também as cascas inteiras para servirem como sementeiras.

  • Corretor de solos: o solo deficiente em cálcio faz com que o crescimento das plantas seja lento e apareçam doenças como a podridão apical. Essa última doença é quando, por exemplo, os tomates, abóboras ou os pimentões ficam pretos em uma das extremidades. As plantas retiram cálcio através das raízes. Por isso, coloque o pó das cascas profundamente na terra, preferencialmente durante o outono.
  • Repelente de pragas: aplique um pouco e farinha de casca de ovo sobre o solo nos seus canteiros. Lesmas e outras pragas vão encontrar as cascas afiadas e partem para encontrar pastos mais verdes. Nesse caso, pode usar as cascas trituradas, mas não precisam estar fervidas nem transformadas em farinha fina.
  • Sementeiras: essa dica é para usar as cascas quebradas, sem triturar, como copinhos para plantar sementes, fazendo sementeiras. Apenas metade de uma casca de ovo faz um plantador de sementes ideal e totalmente renovável. Guarde os ovos que quebram mais ou menos uniformes, lave-os e abra um pequeno orifício na parte inferior. Encha com um pouco de terra adubada, coloque as sementes e plante como de costume.

Veja no vídeo as dicas de como utilizar a farinha de casca de ovo para adubar suas plantinhas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

manter o peso é mais difícil que emagrecer

Manter o peso é mais difícil do que emagrecer?

risoto de frango

Risoto de frango: receitas fáceis para almoços e jantares