em

9 Usos do alvejante no dia a dia e cuidados ao utilizar

Será que você está aproveitando bem todas as utilidades do alvejante? Saiba mais sobre esse poderoso produto.

usos do alvejante
Crédito: Freepik

Quando o assunto é limpeza doméstica, um dos produtos mais utilizados é o alvejante, que é um produto branqueador. Esse produto possui variações, como a água sanitária. Se você pensava que alvejante e água sanitária são a mesma coisa, em partes está correto. Mas há ressalvas importantes a saber na hora da compra. Veja quais são e conheça também quais são os usos do alvejante.

Utilidades do alvejante

como usar alvejante em nove opções
Crédito: Freepik

Primeiro é importante esclarecer as diferenças entre a água sanitária, o alvejante e o alvejante com água oxigenada.

A água sanitária é o produto que se compra para higienizar a casa, as roupas brancas e também pode-se utilizar para higienizar os vegetais antes de consumi-los. Esse composto é feito com água pura e cerca de 2,0 ou 2,5% de cloro. Esse cloro é o suficiente para eliminar os micro-organismos que ficam pela casa e também nos alimentos, que não saem apenas com água e aumentam o risco de contrair doenças.

O alvejante também é feito à base de cloro, assim como a água sanitária. Porém na hora de comprar você vai perceber que ele pode conter, além de água e cloro, alguns tipos de agentes tensoativos, responsáveis por criar espuma, também corantes e fragrâncias na intenção de deixar a casa e as roupas brancas não só limpas, mas perfumadas.

Sendo assim, esses alvejantes que contêm outros aditivos para dar cor e aroma não podem ser usados para higienizar alimentos. É muito importante ter essa informação em mente para prevenir algum tipo de intoxicação por produto químico.

Existe ainda um terceiro composto que é o alvejante feito com água oxigenada. Ele é uma opção para branquear e limpar roupas com menos agressividade do que os outros dois produtos feitos com cloro. Outra diferença é que esse tipo pode ser usado em roupas coloridas, enquanto os outros dois não, porque o cloro desbota todas as cores.

Agora que conhece as diferenças, veja quais são os usos do alvejante, considerando os dois tipos que levam cloro.

1. Limpeza de pisos e paredes

Para limpar os pisos e paredes da casa, mesmo as paredes com tinta, você pode usar tanto o alvejante com aditivos quanto a água sanitária. Apenas tome muito cuidado para que o produto não tenha contato com nada colorido, pois irá desbotar.

Aplique somente onde é branco ou deseja remover o encardido, os musgos ou mofos. A quantidade de alvejante que deve diluir em água vem escrita na embalagem do produto, que deve sempre conferir para garantir que não está utilizando de menos ou a mais.

Se usar de menos, pode não surtir o efeito desejado. Se usar a mais, pode causar intoxicação pelo ar do ambiente. A quantidade média é de 200 ml de água sanitária para cada 5 litros de água, mas pode variar de acordo com a marca do produto. Depois de fazer a aplicação, deixe a mistura agir por 10 a 15 minutos e passe um pano com água limpa para enxaguar.

2. Limpeza de vaso sanitário e ralo

A segunda recomendação para os usos do alvejante é em vasos sanitários e ralos. Nessas partes da casa a limpeza precisa ser mais profunda, pois é onde há maior concentração de fungos e bactérias. Então o ideal é usar água sanitária pura mesmo, deixando agir durante 10 minutos. Depois esfregue e enxague.

3. Limpeza de banheiro e pia

Nas paredes de banheiro e na pia nem sempre tem a mesma concentração de micro-organismos que há no vaso e no ralo. Nesse caso a mistura a ser aplicada pode ser de 100 ml de produto para cada 10 litro de água. Deixe agindo durante 1 hora, depois esfregue, se precisar, e enxágue.

4. Limpeza de mármore, porcelana, vidro, plástico e cerâmica

As suas louças e outros objetos de uso doméstico também podem ser higienizados com a água sanitária. Esse é outro dos usos do alvejante, mas certifique-se primeiro, fazendo um teste, de que o objeto não irá manchar com a ação do produto.

Certo de que não haverá desbotamento da pintura do material, então aplique com um pano ou deixe de molho em uma mistura de 3 colheres de sopa de produto para cada litro de água.

5. Limpeza de ferramentas de jardinagem

Depois de usar as ferramentas de jardinagem é importante limpá-las para evitar que enferrujem. Afinal, as plantas deixam umidade nas ferramentas. Para isso, deixe-as de molho durante 10 minutos em uma mistura de meio copo de água sanitária para cada balde de água. Depois retire-as e deixe secar ao sol, completamente.

6. Higienização de vegetais

Então, como já recomendado anteriormente, lembre-se que para higienizar alimentos só pode usar a água sanitária, que contém apenas água e cloro na composição. Para essa finalidade, não faça usos do alvejante com adição de corantes, aromatizantes ou qualquer outro aditivo.

Para fazer a correta limpeza dos vegetais, você deve misturar apenas 1 colher de sopa da água sanitária para cada litro de água filtrada e deixar os alimentos previamente lavados de molho nessa mistura por 15 minutos. Em seguida deve lavá-los muito bem embaixo da torneira, com água corrente e as mãos limpas.

7. Limpeza e branqueamento de roupas

Lembre-se que os alvejantes com cloro só podem ser usados em peças brancas, pois eles desbotam e mancham as coloridas. Se pretende desinfetar peças que não sejam brancas, opte pelos usos do alvejante sem cloro, assim como o já mencionado que contém água oxigenada.

Se a intenção for apenas lavar as roupas, a quantidade a ser diluída é em média de 200 ml de produto para cada 20 litros de água. Deve-se deixar as peças de molho por meia hora antes de fazer a lavagem normal na máquina.

Se a intenção for tirar manchas e branquear as peças, a quantidade média a ser diluída é de 100 mililitros de produto para cada 5 litros de água. Também deve deixar uns 10 minutos de molho antes de enxaguar e lavar normalmente.

Essas quantidades podem variar de acordo com cada marca, então sempre confira a recomendação na embalagem.

8. Combate ao Aedes aegypti

Até mesmo eliminar os ovos e larvas do Aedes aegypti é um dos usos do alvejante. Assim você mantém sua família protegida das doenças que esse mosquito transmite, que são a dengue, a zika e a chikungunya. Ao menos dentro do seu terreno.

Para fazer essa limpeza de mosquitos, você deve misturar 2 ml de água sanitária para cada litro de água e depois colocar nos locais de risco, como nos pratinhos de plantas. Mas o ideal é que os pratinhos fiquem sempre com areia. Deve aplicar a mistura também em outros locais com risco de infestação, como onde não pode evitar que fique água empoçada e parada.

Essa mistura também ajuda a eliminar infestação de outros insetos em casa, apenas tome cuidado para não usar em exagero e acabar deixando o ar com excesso de produto químico, ficando difícil de respirar.

9. Combate a ervas daninhas

Nenhum tipo de alvejante faz bem para as plantas. Mas você pode borrifar uma mistura de partes iguais de alvejante e água para eliminar ervas daninhas da horta. Partes iguais quer dizer que se você usar 100 ml de água também deverá usar 100 ml de alvejante.

Coloque a mistura em um borrifador e aplique nas áreas do terreno que contêm ervas daninhas para matá-las. Mas não aplique perto das plantas que estiver cultivando, pois elas também vão morrer.

Dicas para usar alvejante corretamente

cuidados para usos do alvejante corretos
Crédito: Freepik

Por ser um produto químico que oferece risco à saúde, o usos do alvejante de forma correta incluem o seu armazenamento e quantidades recomendadas. Veja as dicas par utilizar esse produto com segurança.

1. Armazenamento adequado

Na hora de armazenar o alvejante, siga as recomendações da embalagem. Em destaque vai estar a informação para que deixe longe do alcance de crianças e animais domésticos ou mesmo de pessoas que não tenham consciência da composição química desse produto.

2. Cuidado com o contato físico

Quando for utilizar, deve tomar cuidado para não deixar o produto entrar em contato com os olhos, nariz ou boca. Em especial, muito cuidado para não ingerir, o que poderia acontecer acidentalmente se por acaso escorregasse com uma garrafa de alvejante aberta nas mãos. Por isso deve sempre prestar muita atenção no que está fazendo ao usar esse produto.

Outra dica essencial é que sempre quando for aplicar a água sanitária ou outro alvejante nos pisos ou roupas, deixe o ambiente aberto para ventilar. Assim evita respirar o cheiro forte do produto, que em excesso também pode causar intoxicação.

O manuseio do produto deve ser feito sempre com luvas, pois sua composição forte aumenta o risco de gerar irritações na pele. Especialmente se você já for uma pessoa alérgica a outras coisas, pois terá maior sensibilidade a sofrer uma reação com esse produto.

3. Cuidado com as roupas que estiver usando

Outro cuidado durante os usos do alvejante é estar com roupas que possam ser manchadas ou sempre usar roupas brancas. Pois o mínimo contato do líquido com a peça de roupa vai desbotá-la e talvez você não possa mais usar depois, caso estrague muito a cor do tecido e também suas fibras.

4. Cuidado com a quantidade nos alimentos

Existe uma quantidade determinada para os usos do alvejante do tipo água sanitária para higienizar alimentos, evitando intoxicação. A proporção adequada sempre vem escrita na embalagem do produto, mas não custa reforçar. Quando for utilizar, misture 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água comum, de preferência filtrada.

5. Cuidado com misturas químicas

É preciso ter cuidado ao fazer misturas de produtos de limpeza com composição diferente. Essa informação é outro alerta que vem na embalagem, mas reforce essa informação, pois a mistura de determinados produtos químicos pode resultar em perigo para a saúde. O ideal é usar o produto puro, apenas diluído em água.

6. Cuidado onde deixa a mistura para matar o mosquito da dengue

Como você viu anteriormente, um dos usos do alvejante é para matar o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Para essa finalidade, a água sanitária é muito eficiente, porém você deve tomar cuidado com o local onde vai deixar essa água, se tiver crianças ou animais de estimação em casa. Sem saber do perigo, eles podem colocar mão/pata ou até lamber a água com o produto e acabarem se intoxicando. Deixe os vasos de plantas com a mistura de cloro longe do alcance dos pequenos e dos pets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

banho de alecrim

Para que serve e como fazer banho de alecrim

engolir comprimido sem água

Engolir comprimido sem água faz mal?