em

Usar naftalina nas plantas: sim ou não? Descubra a verdade

Esse produto químico tem ação inseticida, mas será que faz bem ou mal às plantas do seu jardim? Veja agora
usar naftalina nas plantas
Crédito: Pixabay

A naftalina é uma antigo e conhecido composto com ação inseticida. Antigamente era bastante utilizada para espantar insetos e manter as traças longe das roupas, mas esse uso era indiscriminado. Pois pouca gente sabia que a naftalina pode prejudicar a saúde já que é um protudo químico. Mas e quanto às plantas, será que é possível usar naftalina nas plantas da sua casa? Saiba agora e passe a fazer o uso correto desse produto, protegendo sua família do perigo.

Veja também: como tirar cheiro de naftalina das roupas e da casa

Devo usar naftalina nas plantas?

A resposta é não. Ao usar naftalina nas plantas você não obterá benefícios. Para não dizer que não há qualquer benefício, o gás liberado pela naftalina tem um odor muito forte e acaba repelindo alguns animais e insetos para que não estraguem as plantas.

Em contrapartida, outros pequenos animais que fazem bem às plantas também são repelidos ou até mesmo mortos. Como se não bastasse, tem outro problema. O vapor liberado pela bolinha de naftalina vai ocorrer até que a bolinha se acabe, pois evaporou inteira.

Mas não quer dizer que a substância tenha ido embora. Pode acontecer de o gás acabar se depositando sobre as folhas, então, se forem plantas comestíveis, podem estar intoxicadas.

Logo, nem você e sua família, nem os animais e nem as plantas ganham com o uso desse produto químico. Prefira usar inseticidas naturais.

As melhores plantas para ter dentro de casa e os seus benefícios

Outros usos da naftalina

não pode usar naftalina nas plantas
Crédito: Mercado Livre

Como você viu, usar naftalina nas plantas não é recomendado. O mesmo vale para o uso desse químico dentro de casa. O único uso recomendado da naftalina em casa é para espantar as traças, pois de fato funciona.

Mas nesse caso você deve usar apenas uma bolinha em um cômodo grande e mantê-la dentro da embalagem fechada. O gás ou a ingestão de uma dessas bolinhas causa uma grave intoxicação em humanos e animais.

Fora do ambiente doméstico, a naftalina é usada na indústria. Como ela compõem inseticidas, é usada em produtos com essa finalidade, também em resinas, lubrificantes, solventes e explosivos.

Agora que já sabe que não é recomendado usar naftalina nas plantas, confira dicas bem interessantes sobre inseticidas naturais e adubação orgânica:

biomassa de banana verde
Biomassa de banana verde: conheça as receitas e os benefícios
banana verde
Banana verde: conheça seus benefícios para a saúde