usar luvas no supermercado
Crédito: Freepik

É preciso usar luvas no supermercado?

O risco de ser contaminado é bem maior se você não usar máscara do que se não estiver com luvas

Publicidade

Durante essa pandemia do novo coronavírus, as principais recomendações de segurança, seja para evitar pegar ou transmitir o vírus, são o uso de máscara e o hábito de lavar as mãos com frequência.

No início da pandemia, todos estavam confusos sobre como deveriam se proteger, e é normal que algumas medidas exageradas ou mesmo erradas fossem tomadas, pois até mesmo os órgãos oficiais ainda estavam lidando com um desconhecido.

Mas, agora que se passaram seis meses, muito mais já se sabe sobre como funciona o contágio do coronavírus. E, por isso, se você não tem luvas de borracha para usar quando vai ao supermercado, não precisa se preocupar: elas não são eficazes.

As luvas de borracha (ou de plástico) não oferecem proteção extra contra o coronavírus. Na verdade, elas podem ser armadilhas. De acordo com a microbiologista Kelly Reynolds, diretora de meio ambiente, ciência da exposição e centro de avaliação de riscos da Universidade do Arizona (EUA), é melhor não usar as luvas quando sair de casa.

Publicidade

Se você estiver usando luvas, pegar nos alimentos do mercado e depois encostar no rosto, o risco de contaminação é o mesmo que se não estivesse com as luvas.

Além disso, elas podem ser perigosas em dois sentidos: um deles é que podem trazer a falsa sensação de proteção, fazendo com que as pessoas lavem menos as mãos. O outro é que quase ninguém sabe remover as luvas corretamente, e se elas estiverem contaminadas, o vírus vai chegar na pele do mesmo jeito.

O que fazer então?

O mais importante é que você respeite a ordem de usar máscara de proteção em qualquer estabelecimento, também que mantenha o distanciamento social e, por fim, que lave bem as mãos assim que chegar em casa.

Se o estabelecimento oferecer álcool em gel na porta de entrada, passe o produto nas mãos quando entrar e também quando sair. Aproveite e use uma toalha de papel para passar álcool na alça do carrinho ou da cestinha.

Publicidade

Depois, quando chegar em casa, lave as mãos do mesmo jeito, com água e sabonete por 20 segundos, e não se esqueça de higienizar todos os produtos que comprou.

Veja também: o que fazer em caso de suspeita ou confirmação de covid-19?

PODE GOSTAR TAMBÉM