Os perigos do LED e luz branca para a saúde

As complicações variam, e vão desde dificuldade em dormir até doenças mais graves, como a diabetes

Publicidade

Computador, celular e tablet são equipamentos muito utilizados atualmente. Seus benefícios são inegáveis, pois o rápido avanço da tecnologia possibilitou a melhora em diversos campos, seja no trabalho ou no dia a dia. Porém, como tudo sempre tem um lado negativo, esses aparelhos podem representar um risco para a saúde.

Perigos da luz de curto comprimento

Uma pesquisa feita por um grupo de pesquisa do Politécnico do Porto, em Portugal, concluir que a luz emitida por telefones ou tablets (com comprimento abaixo de 500 nanômetros, que são as chamadas “luzes frias”), por exemplo, pode ser prejudicial ao organismo, aumentando o risco de desenvolver a diabetes, a obesidade e até mesmo alguns tipos de câncer (como o de câncer e de próstata).

Segundo o pesquisador Raul Lima, um dos responsáveis pela pesquisa, “a iluminação artificial, especialmente o LED branco, é potencialmente prejudicial para a saúde humana, devido ao componente azul muito pronunciado no seu espectro”. As pesquisas que pautam essa afirmação foram feitas entre 2012 e 2016, e a conclusão do estudo veio ainda com uma série de recomendações para minimizar o risco dos possíveis problemas.

1. Sempre que possível, evitar a exposição à luz branca que possuem comprimento de onda muito curto (luzes frias, com o maior poder de iluminação);

Publicidade

2. Direcione as fontes de luz de forma a iluminar apenas o que é necessário;

3. A iluminação pública também deve atender a esses requisitos, devendo ser colocada de maneira uniforme e não muito intensa, com regulares de intensidade, que se adaptem a necessidade de iluminação.

Esse tipo de pesquisa não deve servir para afastar as pessoas da tecnologia, muito menos impedir o progresso da mesma. O estudo não é conclusivo, e devem servir de base outras pesquisas, que irão ou não comprovar os reais perigos da luz de curto comprimento.

Independente de qualquer coisa, cuidar da saúde é sempre importante, por isso, lembre-se: quando for dormir, deixe de lado celulares e tablets, desligue a televisão e deixe o ambiente o mais escuro possível para que você consiga relaxar. Uma noite de sono relaxante e sem perturbações oferecem diversos benefícios para a sua saúde e para a sua qualidade de vida.

Publicidade

Celular antes de dormi

Fonte: Observador

 

PODE GOSTAR TAMBÉM