Como usar água sanitária do jeito certo
Crédito: Wikimedia Commons
em

Como usar água sanitária do jeito certo

Apesar de ser um produto básico do dia a dia, tem muita gente que não conhece essas dicas

Poderosa aliada na limpeza da casa e muitas outras coisas, a água sanitária é a queridinha dos brasileiros. Além de ter muitas utilidades, é baratinha e super fácil de achar. Ou seja, tudo o que você precisa para deixar sua casa perfeita. Porém, nem todo mundo sabe como usar corretamente o produto. Por isso, você precisa ler essas dicas e garantir mais segurança e eficiência.

Limpeza com água sanitária

A depender de cada uso, o produto deve ser usado de uma ou outra forma. Isso porque o resultado esperado e a resistência dos materiais são diferentes. Ou seja: se você usar a mesma fórmula para tudo, não terá os melhores resultados. Veja como fazer em cada caso.

  • Limpeza do chão: para fazer a limpeza diária, dilua 1 copo de água sanitária em 5 litros de água. Passe com um pano e não precisa enxaguar.
  • Limpeza pesada: se o chão estiver muito sujo ou encardido, você pode colocar dois copos ao invés de um, deixando agir por 15 minutos. Depois, é só passar o mais diluído e pronto.
  • Higienização do banheiro: para higienizar o banheiro no dia a dia, coloque água sanitária no borrifador com água e passe no vaso, pia e afins, eliminando o excesso com papel-toalha.
  • Desinfecção do vaso: coloque a água sanitária dentro do vaso à noite e dê descarga pela manhã.
  • Eliminação de mofo: para tirar mofo da parede e outros locais, faça uma mistura de água sanitária e água, na proporção de um copo para quatro litros. Aplique no local com um pano e depois retire com um pano seco.
  • Prevenção da dengue: para evitar a proliferação do mosquito da dengue, você deve colocar água sanitária nos pratinhos, sem deixar água parada.

Lavagem de roupas

Certamente a água sanitária é perfeita para clarear roupas brancas, mas é essencial saber como usar. Primeiro de tudo, a peça não pode ter nenhum detalhe de outra cor, para evitar manchar o resto da roupa. Depois de separadas, é só lavar de acordo com o seguinte:

  • Lavando à mão: dilua 1 copo de água sanitária em 10 litros de água e não coloque sabão. Mergulhe as peças brancas e deixe por 30 minutos. Só depois adicione o sabão e lave como de costume;
  • Lavando na máquina: adicione a quantidade recomendada no manual dentro do dispenser e inicie o ciclo como de costume. Se quiser uma maior quantidade, espere encher e depois adicione um copo, misturando bem. Deixe que a máquina siga o ciclo.

Higienização de objetos e alimentos

Para higienizar objetos, basta diluir 2 colheres de sopa para cada litro de água e colocar de molho por 2 minutos. Depois é só secar e consumir. Já para a desinfecção de objetos, você deve usar 2 colheres de sopa para 500 ml de água. Para isso, pode usar um pano limpo ou até mesmo o borrifador, a depender da necessidade.

O que acontece se usar errado

Além de risco de intoxicação, você pode estragar peças de roupa ou manchar superfícies. Além disso, existem alguns materiais que não reagem bem com a água sanitária, tornando-se mais porosos e, consequentemente, quebradiços. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados ao usar o produto.

Cuidados a ter

Faça sempre o teste em uma pequena área para ver se não há risco de manchar. Se for usar uma quantidade maior ou por mais tempo, use máscaras para evitar intoxicação. Também pensando na segurança, nunca misture a água sanitária com outros produtos, pois podem reagir e gerar um vapor tóxico. Siga essas dicas e compartilhe suas experiências nos comentários!

Veja também: Pinho Sol para lavar roupa funciona?

Dicas espertas para tirar o pó da casa

8 Dicas espertas para tirar o pó da casa facilmente

cultivar orquídea olho-de-boneca

Como plantar e como cuidar da orquídea olho-de-boneca