em

O que pode ser urina com cheiro forte? Veja 6 causas principais

Nem sempre o cheiro forte na urina representa um problema, mas pode ser preocupante. Conheça as causas mais comuns.
urina com cheiro forte
Designed by Freepik

A urina é o líquido composto por resíduos que não tem utilidade e que o corpo elimina. Por isso, a quantidade, a cor e o cheiro dela variam conforme o que se ingere e a situação de saúde dos órgãos. Então, existem diferentes causas para a urina com cheiro forte. Veja quais são as mais comuns, como tratar e uma receita de remédio caseiro que pode ajudar em alguns casos.

Causas da urina com cheiro forte

como fazer tratamentos para urina com cheiro forte
Crédito: Freepik

O cheiro natural da urina é caracterizado pela presença de uma substância chamada ureia. Mas desde criança todos acostumam com esse cheiro e são capazes de perceber quando ele fica diferente. No caso, mais forte e desagradável. As principais razões para isso são:

1. Urina pouco diluída

A urina pouco diluída quer dizer que o corpo não tem água o suficiente e a concentração de ureia aumenta, o que acaba deixando a urina com cheiro forte. Nesse caso, beber mais água pura pode ser a solução. Se mesmo assim, aumentando 1 ou 2 litros da ingestão de água ao longo do dia, o cheiro forte não melhorar, é preciso procurar um médico.

2. Infecção por bactérias

Caso você já beba uma boa quantidade de água por dia, a próxima desconfiança da urina com cheiro forte é a infecção por conta de alguma bactéria. O tipo de bactéria e a doença a que está relacionada é bastante variável, podendo ser desde uma infecção urinária até doenças da uretra.

3. Medicamentos e alimentos

Certos medicamentos e alimentos também podem deixar a urina com cheiro forte, por isso nem sempre quer dizer um problema. Os alimentos são alho, cebola, aspargos, brócolis e condimentos fortes. Os medicamentos que alteram cor e cheiro da urina geralmente são os antibióticos.

4. Diabetes

O cheiro forte na urina é apenas um dos sintomas do diabetes. Para pensar nessa causa, é preciso observar se também há presença de muita sede, perda de peso mais do que o normal, indisposição, urina em excesso e outros sintomas.

5. Problemas hepáticos

Quando a saúde do fígado não está boa, o cheiro forte na urina pode ser um dos sintomas, junto com dor abdominal, amarelamento da pele e dos olhos, náuseas, vômito, fraqueza e perda de peso.

6. Período de ovulação

Se perceber que a urina ficou com cheio diferente e ao mesmo tempo está no seu período de ovulação, espere para ver se depois do período o odor da urina volta ao normal. É comum que isso aconteça por causa de todo o processo que está acontecendo no aparelho reprodutor nesse período.

Como tratar?

Pelo fato de as causas do cheiro forte na urina serem bem variadas, as formas de tratar também são. Por isso que é tão importante conhecer o próprio corpo, assim é possível perceber o que você pode ter comido, bebido ou feito a partir do momento que o cheiro da urina mudou.

Perceba se está tomando bastante água pura, observe o que está comendo, se começou a tomar remédio ou suplemento, ou ainda se está no período de ovulação. Atente-se também para outros sintomas simultâneos.

Se mesmo tomando mais água, mudando a alimentação ou depois do período de ovulação o cheiro for persistente, deve consultar um médico para analisar melhor de onde vem essa mudança. Pode ser um sinal de algo mais sério que necessite de tratamento.

Remédio caseiro para urina com cheiro forte

remédios para unira com cheiro forte
Crédito: Freepik

Os remédios caseiros recomendados para tratar a urina com cheiro forte são para o caso de infecção urinária, que é uma das causas desse sintoma. Veja como fazer:

1. Chá de carqueja

Essa planta possui diversos antioxidantes que ajudam a tratar a infecção urinária. Ela também é diurética, estimulando o aumento do fluxo da urina e limpando as vias urinárias.

Ingredientes  

  • Água: 1 litro;
  • Folhas de carqueja: 20 gramas.

Modo de preparo

1. Ferva a água e desligue. Misture as folhas, abafe e deixe amornar. Depois é só beber ao longo do dia.

2. Chá de salsinha

A salsa também atua no trato urinário, ajudando na filtragem correta das toxinas e na formação e eliminação da urina infectada.

Ingredientes

  • Salsinha fresca: 50 gramas;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver e desligue. Coloque dentro a salsinha, tampe e deixe por alguns minutos ou até que fique morno. Depois divida em quatro doses para tomar ao longo do dia.

3. Chá de folha de amora

A amoreira é uma planta que tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, por isso pode ser útil para o trato urinário, atuando na redução da urina com cheiro forte.

Ingredientes

  • Folhas secas de amora: 15 gramas;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Da mesma forma que para as receitas anteriores, só precisa ferver a água, misturar as folhas deixar a infusão acontecer e beber morno ao longo do dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Também é importante manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e a prática de exercícios regularmente.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
pao amanhecido
Como deixar novo pão amanhecido?
chá de guaco
Chá de guaco: para que serve e como fazer