em

Como plantar e cuidar de tulipa

Veja como fazer para ter lindos vasos de tulipas florescidos na sua casa
plantar tulipa
Crédito: Pixabay

A tulipa é uma linda flor que tem esse nome pela sua aparência; com a haste longa e ereta, e a flor com pétalas mais fechadas em formato oval na ponta. Seu nome tem origem turca e significa turbante. Existem várias espécies com cores, bordas e formas diferentes. Se aprecia essa flor, veja como plantar e cuidar dela em casa.

Como plantar tulipa

como plantar tulipa em vaso
Crédito: Pixnio

A forma mais simples para plantá-la é em vaso, garantindo seu bom desenvolvimento. Depois que tiver sucesso com o plantio em vaso pode experimentar plantá-la no jardim.

1. Escolha a planta

Em primeiro lugar, escolha uma espécie que possa ser plantada no vaso em que deseja. Existem de diversos tamanhos, então para não errar, peça a ajuda do vendedor. Em um vaso com cerca de 30 centímetros de profundidade, escolha uma flor que atinja até 35 centímetros de altura.

2. Plante no outono

A segunda dica é que faça o plantio da tulipa no outono, pois o bulbo da planta se desenvolve melhor nessa época fria para florescer na primavera.

3. Escolha o vaso

O vaso deverá ser do tamanho adequado para a altura que a flor vai atingir. Também precisa ter furo no fundo para que seja feita uma boa drenagem da água. Ela não vai crescer bem se estiver com as raízes muito molhadas.

4. Prepare o vaso

Dentro do vaso, coloque no fundo uma camada de brita ou argila expandida para fazer a drenagem da água com mais eficiência. Em seguida, encha até a metade do vaso com terra rica em nutrientes. Por cima, coloque uma fina camada de areia de construção.

5. Faça o plantio

Depois que o vaso estiver preparado, coloque o bulbo na tulipa no centro, com a parte pontuda para cima. Cubra com terra, mas não precisa encher até a borda, deixe sobrar alguns centímetros.

6. Deixe a planta no frio

Faça uma rega e deixe o vaso em lugar bem fresco, longe do calor, pelos próximos 3 meses. Todos os dias, coloque um cubo de gelo sobre a terra, que vai servir como rega e para manter a temperatura.

4 Dicas para cuidar

como cuidar de tulipa
Crédito: Pxhere

Agora que sua flor já foi plantada e já ficou 3 meses no frio para que o bulbo se preparasse para florescer, veja como manter os cuidados a partir desse momento.

1. Coloque a planta no sol com meia sombra

Somente depois dos 3 meses pode colocar o vaso no sol, seja perto de uma janela, na varanda ou no jardim. Só não deixe que a planta pegue sol direto o dia inteiro. Precisa de meia sombra.

2. Mantenha as regas

Sempre que perceber a terra seca, faça uma nova rega. A terra deve estar sempre úmida, cuidando para não regar demais ou as raízes vão apodrecer por excesso de água.

3. Coloque a planta na geladeira

Essa dica pode parecer estranha, mas é o melhor truque para fazer a floração durar mais tempo. Se o seu vaso couber na porta da geladeira, coloque-o lá dentro durante a noite e retire de manhã.

4. Dica de replantio

Não é fácil fazer o replantio da tulipa no Brasil. Todas as mudas vêm da Holanda, maior cultivador dessa flor no mundo, mas você pode tentar. A planta só vai florescer uma única vez. Então, quando ela começar a morrer, corte a cabeça, as folhas e depois retire o bulbo da terra.

Limpe-o com uma escova, delicadamente. Deixe-o secar em local fresco, pois ele gosta de frio, pelos próximos 3 meses. Coloque-o dentro de uma caixa de papelão e cubra com jornal. Mantenha-o seco até o próximo outono e tente plantá-lo de novo.

Significados das cores das tulipas

cores das tulipas
Crédito: Pixabay

As tulipas são lindas não só pelo seu formato, mas também pela variedade de cores. Existem vermelhas, roxas, amarelas, brancas, laranjas, negras e outras mescladas. Veja o significado popular das cores de algumas delas:

  • Negras: representa a elegância e a sofisticação;
  • Amarelas: essa é a cor da riqueza, da fartura e da prosperidade;
  • Brancas: o branco é a cor da paz e do perdão;
  • Laranjas: linda e viva, essa cor é justamente a que simboliza o vigor;
  • Roxas: uma cor que transmite tranquilidade e também o luxo;
  • Vermelhas: símbolo da paixão e do amor verdadeiro.

Veja também: ideias para montar um jardim vertical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de banana com canela
Receitas de bolo de banana com canela para adoçar seu dia
receitas de snacks saudáveis
29 Receitas de snacks saudáveis para fazer em casa