em

Ideias para montar um jardim vertical

Há muitos modelos de jardins verticais que pode colocar dentro ou fora de casa. Veja essas sugestões
jardim vertical ideias
Crédito: Unsplash

Há alguns anos que a ideia do jardim vertical vem se popularizando. É uma forma diferente de trazer as plantas para dentro de casa e de poder tê-las em apartamentos pequenos.

Eles também podem ser feitos em muros na área externa e complementam a decoração, mesmo que ainda tenha vasos com plantas no chão ou em prateleiras. Se você também acha essa uma ideia original e perfeita para atualizar sua decoração, confira esses lindos modelos.

Como fazer um jardim vertical

Dentro de casa, ele contribui não só com a decoração, mas também com a purificação do ar. Do lado de fora, dá vida às paredes e muros de um jeito único, criando planos de fundo para áreas de lazer e complementando o paisagismo.

Pode ocupar uma parede inteira ou apenas ser um algo como um terrário de parede. Ambas as ideias são executadas instalando nas paredes painéis com variados tipos de plantas plantadas de verdade dentro deles, em um sistema próprio para que não caiam e possam ser regadas.

Também há modelos em que você cria uma estrutura com pallets ou grades na parede e usa ganchos para pendurar vários vasinhos. Essa é uma ideia muito útil para cultivar temperos. Veja modelos de jardim vertical para vários ambientes e inspire-se a fazer o seu.

1. Painel com cachepôs

modelo jardim vertical cachepos

Uma das ideias de estrutura que pode utilizar é criar um painel de madeira e fixar blocos de concreto virados, formando cachepôs. Assim pode encaixar os vasinhos de plantas dentro. Esse modelo pode receber tanto as plantas pendentes, quanto as eretas.

2. Parede divisória

modelo jardim vertical divisoria

Nesse outro modelo, uma parede inteira recebeu um painel para plantas de espécies variadas, mas todas com as mesmas necessidades de luz solar. É uma linda forma de incluir as plantas em uma divisória de ambientes.

3. Parede inteira com plantas volumosas

modelo jardim vertical externo

Para fazer um modelo em uma dimensão como essa, o ideal é contar com um paisagista, a menos que você tenha muita habilidade com plantas. A estrutura pode ser feita em madeira e as plantas precisam ser posicionadas de modo que fiquem bem esteticamente e possam recebem a luz do sol por igual.

4. Painel de madeira para jardim interno

modelo jardim vertical madeira

Para decorar a sua sala, quarto ou outra área interna de forma mais sutil, esse tamanho é uma linda sugestão. Esse modelo recebeu plantas mais volumosas, criando um visual mais selvagem.

5. No muro

modelo jardim vertical muro

Você pode transformar o muro todo ao redor da sua casa em um enorme jardim vertical sem usar somente trepadeiras. Faça uma estrutura prévia em madeira com espaço para cada planta que pretende colocar.

6. Jardim suspenso

modelo jardim vertical paineis

Nesse modelo, as plantas ficam em vasinhos fixados em painéis feitos de fibra de coco. Você também pode usar madeira ou cortiça, que é bem leve. O resultado fica bem natural e é mais fácil de substituir as plantas quando quiser, fazendo sempre uma nova harmonização.

7. Quadro vivo interno

modelo jardim vertical pequeno

Essa é uma ideia ainda mais discreta para complementar o seu ambiente interno. Pode fazer o seu quadro vivo ou comprar pronto, pois modelos não faltam. Ele pode ocupar um espaço como esse, entre prateleiras, criando uma decoração estilo urban jungle.

8. Sobre a pia

modelo jardim vertical pia

Em uma área externa de jardim ou na sua área de festas, o jardim pode ficar sobre a bancada da pia, decorando com uma moldura de granito preto, caso queira um visual mais sofisticado.

9. Jardim interno com samambaias

modelo jardim vertical samambaias

Já se está pensando em fazer um enorme jardim vertical dentro de casa, essa ideia com samambaias vai trazer o volume e o preenchimento perfeitos. O efeito visual é incrível.

10. Jardim suspenso na varanda

modelo jardim vertical varanda

Para uma varanda de casa ou apartamento, a ideia pode ser de um painel de madeira onde possa fixar floreiras e fazer uma composição com plantas de chão. Essa é uma ideia ótima para cultivar temperos.

Melhores plantas para um jardim vertical

Os tipos de plantas para utilizar no seu jardim vertical vão variar conforme o estilo do projeto. Pode ser um jardim com plantas em cascata, estilo samambaias, ou de plantas pequenas e firmes, como suculentas pequenas.

Também deve considerar se o jardim vai ficar dentro ou fora de casa, procurando combinar plantas com as mesmas necessidades de regas e de iluminação. Assim garante que todas vão estar sempre saudáveis e bonitas. Alguns dos modelos mais comuns utilizados, são:

Plantas pendentes

Se você deseja um jardim volumoso, com efeito de cascata, invista em plantas pendentes, que criem esse efeito. Alguns exemplos são:

  • Samambaias;
  • Barba-de-serpente;
  • Colar de pérolas;
  • Flor canhota;
  • Hera;
  • Jiboia:
  • Aspargo;
  • Véu-de-noiva.

Todas devem ter raízes leves, pois as pesadas e agressivas são suportam a verticalização.

Plantas pequenas

Já se quiser fazer um jardim pequeno ou com plantas de pequeno porte, os cactos e outros tipos de suculentas são uma ótima opção. Tem também o aspargo-rabo-de-gato, a flor-de-maio e temperinhos variados. Apenas lembre-se que as plantas que forem colocadas juntas, devem ter as mesmas necessidades de rega e iluminação.

Veja como é um modelo de estrutura pronta que pode comprar para fazer o seu jardim com plantas pendentes de forma fácil:

Crédito das imagens: Revista Casa e Jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Shampoo esfoliante
Shampoo esfoliante: benefícios e como usar
begônia
Begônia: como plantar e cuidar