truques praticamente de graça para seu jardim
Crédito: Freepik
em

7 Truques praticamente de graça para melhorar seu jardim interno

Manter o seu jardim verdinho e florido dentro de casa pode ser mais barato do que imagina. Veja essas dicas

Depois que você começa a cuidar das plantas que tem em casa, com carinho e atenção, percebe o quanto elas ajudam a melhorar sua rotina. As plantas contribuem para o alívio do estresse e estimulam a paciência, já que para ver bons resultados no desenvolvimento delas é preciso esperar dias ou meses.

Além de tudo, elas deixam o ambiente muito mais bonito e aconchegante. E se você pensa que precisa gastar horrores para manter seu jardim interno, veja esses truques simples e baratos para começar a testar.

1. Casca de banana para limpeza das folhas

Crédito: Apartment Therapy

Manter as folhas das suas plantas livres da poeira ajuda a melhorar o processo de fotossíntese delas. Então, é legal deixar as folhas sempre limpas, fazendo uma rápida limpeza, bem delicada, toda semana. Para isso, não precisa gastar guardanapo nem pano. Use a casca de uma banana que acabou de comer, pois além de natural, já está úmida.

2. Use a água do ovo cozido para regar as plantas

Se coincidir de você fazer ovo cozido no dia em que precisar regar algumas plantas, aproveite a água do cozimento. Essa água contém nutrientes liberados pela casca do ovo, que é um adubo bem interessante graças a sua alta quantidade de cálcio. Deixe a água esfriar por completo e depois faça a rega.

3. Reutilize garrafas para fazer vasos

Se você quiser fazer novas mudas ou trocar alguma planta de vaso, não precisa ficar sempre gastando com vasos novos. Você pode reutilizar garrafas PET de todos os tamanhos, e também caixas de leite, latinhas ou até baldes para fazer vasos. Lembre-se, apenas, de fazer os furinhos na parte de baixo para permitir a saída do excesso de água das regas.

4. Guarde as esponjas velhas de louça

Crédito: Apartment Therapy

Nunca mais jogue fora as esponjas velhas de louça. Guarde-as para ajudar no cultivo nas suas plantas. Você pode cortar as esponjas em quadradinhos e misturar na terra do plantio para que elas retenham água e ajudem a manter as plantas úmidas, no caso daquelas que necessitam de mais água. Esses pedacinhos de esponja também ajudam a manter o solo mais aerado, facilitando o enraizamento.

Além dessa dica, você pode usar a parte verde das esponjas como manta na hora de fazer a camada de drenagem do seu vaso. Coloque no fundo as pedras, por cima a camada de manta feita com a parte verde das esponjas, e depois coloque a terra. Assim, a esponja vai impedir a passagem da terra, mas vai permitir a passagem da água a ser drenada.

5. Faça seu adubo NPK caseiro

O adubo mais comum para manter suas plantas nutridas é o chamado NPK, que contém Nitrogênio, Potássio e Cálcio. Você pode fazer esse adubo em casa misturando água com borra de café passado, cascas de banana e cascas de ovos. Bata tudo no liquidificador e deixe descansar por uns 2 dias, depois pode usar por até 15 dias na rega das suas plantas.

6. Adubo de carvão

Outra dica bem legal de adubo para as plantas é usando carvão de churrasco, rico em nutrientes. Não pode usar o carvão já usado, pois ele contém sal e gordura. Use o carvão novo, ainda seco. Você pode colocar uma pedrinha de carvão sobre a terra e ir molhando em cada rega. Também pode triturar algumas pedrinhas de carvão e espalhar sobre a terra para que ele libere nutrientes em cada rega com água.

Outra opção é misturar 2 colheres de sopa de carvão triturado com 1 litro de água e usar como adubo na hora de regar. Mas cuidado para não exagerar: não precisa usar esse adubo em todas as regas, ou a planta poderá ficar com excesso de nutrientes. Use uma vez ao mês, ou até menos.

7. Reutilize cascas e caixas de ovos

Crédito: Apartment Therapy

Comprou sementes, mas esqueceu da sementeira para fazer seus brotinhos? Então crie a sua sementeira usando uma caixa de ovos. Você pode colocar o substrato direto em cada covinha da caixa de ovos, ou dentro de cascas quebradas, depois encaixá-las nas covinhas. Assim, aproveita para fornecer um pouco de cálcio às mudas que já estão crescendo. Depois quando elas estiverem maiores é só replantar em um vaso.

Veja também: 6 coisas para NÃO fazer com suas plantas

Como acabar com as traças na cozinha

Como acabar com as traças na cozinha – e evitar que elas apareçam de novo

vinagre para lavar roupa

10 Utilidades do vinagre branco para limpar e amaciar suas roupas