truques de limpeza da vovó
Crédito: Freepik
em

5 Truques de limpeza do tempo da vovó

Com essas dicas, sua casa vai estar sempre limpa, cheirosa, agradável e com tudo funcionando

Nos tempos da vovó, a casa estava sempre limpa e arrumada para ser mais fácil de manter tantas crianças e o marido. A maioria das mulheres era dona de casa, então já estavam acostumadas a uma rotina de limpeza e organização, geralmente usando truques que aprendiam com as mães e avós. Veja alguns desses truques de limpeza do tempo da vovó que ainda são bem úteis nos dias de hoje.

1. Limpar um pouco todos os dias

Se não deixar acumular sujeira, a casa vai se manter sempre em ordem. Então, sempre que for ao banheiro, dê uma ajeitadinha na pia, tenha sempre uma escovinha ou esponja com um produto para passar onde estiver sujo, tire os panos molhados para arejar.

Depois do almoço, além de lavar a louça, varra a cozinha todos os dias, como parte dessa rotina. Adapte essa limpeza simples diária conforme a necessidade da sua casa, e vai ver a diferença no dia da faxina.

2. Produtos de limpeza caseiros

Não precisa gastar horrores para fazer a limpeza da casa com produtos do supermercado, quando você tem ótimos desinfetantes na sua cozinha, como vinagre, bicarbonato de sódio, limão, álcool e óleos essenciais para deixar tudo cheiroso. Veja com fazer desinfetante caseiro.

3. Panos e toalhas branquinhos

Aquele varal comprido no quintal, cheio de toalhas, panos e mantas bem branquinhos, só a vovó conseguia? Não! O truque está no vinagre de álcool que deixa as roupas mais brancas, macias e desinfetadas. Veja essas dicas de como usar vinagre para nas roupas.

4. Limpezas preventivas

Essa dica é parecida com a primeira. Além de limpar uma parte da casa todos os dias para não acumular, também é válido manter os móveis e eletrodomésticos sempre limpos para evitar que estraguem antes do previsto.

Se você não limpa esses itens com certa frequência, o acúmulo de sujeira pode causar danos internos e estragar peças. Então, veja alguns ótimos cuidados para não estragar os eletrodomésticos.

5. Ambientes perfumados naturalmente

Óleos essenciais, chás, plantas aromáticas e especiarias eram os ingredientes que a vovó usava para manter a casa sempre cheirosa. É claro que antigamente o cheiro costumava vir sempre da cozinha, onde alguma coisa deliciosa estava assando ou cozinhando. Mas, para os quartos, banheiros e sala, os perfumes naturais eram os mais usados.

Veja essas 8 dicas caseiras para deixar a casa mais cheirosa.

profissionais de limpeza podem voltar a trabalhar na pandemia

Profissionais de limpeza devem voltar ao trabalho na pandemia?

mulher descobre gravidez na hora do parto

Covid-19: mulher evita o hospital e descobre gravidez na hora do parto