truques para cozinhar feijão
Crédito: Freepik
em

5 Truques para deixar o seu feijão ainda mais gostoso

Os truques vão desde a escolha dos grãos até a hora de temperar. Faça seus experimentos até chegar ao resultado perfeito

Se você adora o feijão da sua mãe, avó, tia ou amiga, mas o seu não é lá essas coisas, saiba que pode ficar perfeito. Talvez você precise aprender alguns truques simples sobre como deixar o caldo mais grosso, cozinhar mais rápido para não ficar muito seco ou aguado, além de outras dicas que vai ver a seguir.

Escolha o feijão

O primeiro passo para um feijão muito gostoso é escolher os grãos crus para remover todos aqueles quebrados, murchos ou até pedrinhas que podem vir junto. Então, limpe sua mesa, espalhe nela uma porção de feijão e vá separando os ruins. Quando separar todos, coloque os bons em uma vasilha e continue escolhendo, até chegar na quantidade desejada.

Deixe de molho

Esse é um truque bem importante para que o seu feijão cozinhe mais rápido, em especial se você não tiver panela de pressão. Depois de escolher o feijão, deixe-o de molho coberto com água por até 6 horas antes de cozinhar. Os grãos vão amaciar e o cozimento será bem mais prático.

Deixe o caldo mais grosso

Feijão com caldo aguado não é tão bom quanto aquele com caldo bem grossinho e encorpado. Aqui são 4 dicas que ajudam, e também vale lembrar que o feijão preto é melhor para caldo mais grosso:

  1. Coloque uma batata-doce descascada e cortada em pedaços para cozinhar junto;
  2. Frite um pouco de farinha de mandioca misturada com um pouco de manteiga ou óleo e jogue dentro do feijão quando estiver no meio do cozimento;
  3. Quando o feijão estiver cozido, retire umas duas conchas com grãos para um prato e amasse bem. Depois coloque de volta no caldo;
  4. Não fique adicionando água o tempo todo, pois senão o caldo vai estar sempre ralo. E quando precisar adicionar mais água, ela deve estar bem quente.

Remova o excesso de sal

Se, na hora de fazer o tempero do feijão, você colocou sal demais, a dica da batata-doce ou mesmo de uma batata branca é importante. Coloque uma batata dentro do caldo, lavada e cortada em partes médias, e deixe cozinhando mais um pouco. A batata vai absorver o excesso de sal.

Faça um tempero bem gostoso

Deixe o feijão cozinhando só com água e uma ou duas folhas de louro até os grãos estarem macios.

Depois, numa frigideira à parte, faça um refogado de tempero, que pode levar alho, cebola, bacon, linguiça calabresa, sal, pimenta, páprica, molho de soja, cominho, orégano e outras ervas que goste.

Quando tudo estiver bem refogado, prove para ver se não está muito salgado e, estando bom, coloque dentro do caldo do feijão. Deixe cozinhando mais um pouco em fogo médio/baixo para pegar sabor.

Se quiser, também pode adicionar cenouras e outros vegetais enquanto o feijão cozinha. Não é tão comum, mas fica delicioso e ainda mais saudável.

Veja também: Como congelar feijão

corrimento branco

Corrimento branco: saiba o que pode ser e como evitar

como fazer panquecas mais gostosas

Truques simples para fazer panqueca fofinha e deliciosa