como fazer bolo fofinho
Crédito: Freepik

6 Truques para fazer um bolo fofinho de verdade

Gosta de massas bem fofinhas e aveludadas? Veja se você já usa esses truques ou comece a usá-los

Publicidade

Nem todo tipo de massa de bolo é feita para ser bem fofinha. Mas, se você gosta que os bolos mais altos fiquem bem fofos, é importante conhecer os truques para isso. É possível que você já use alguns deles sem saber que eles ajudam nisso. Veja quais são.

1. Forno preaquecido

Não é por acaso que muitas receitas indicam preaquecer o forno antes de colocar a massa para assar. Quando você começa a preparar o bolo, já deve ligar o forno na temperatura indicada, geralmente é pelo menos 180 graus, e esperar chegar nessa temperatura para depois colocar o bolo para assar. Assim, a massa vai assar por igual, de forma homogênea, garantindo uma melhor textura.

2. Não abrir o forno no começo do cozimento

Se você abrir o forno logo nos primeiros 15 ou 20 minutos em que a massa estiver assando, o risco é muito grande de ela abatumar e você ficar com um bolo solado, ou seja, afundado, que não vai crescer, muito menos ficar fofinho. Então, o ideal é esperar o tempo completo da massa, ou abrir quando faltarem uns 5 ou 10 minutos para fazer o teste do palito e ver se está pronto.

3. Uso correto do fermento

Nem todo bolo precisa de fermento, é verdade. Alguns crescem e ficam fofinho só com claras em neve, que aliás são a próxima dica. Mas, se o seu bolo pede fermento, use-o do jeito certo.

Publicidade

Não coloque demais nem de menos, e confira se está dentro da validade. Se não estiver, não vai misturar direito nem fazer o bolo crescer e afofar. Coloque sempre o fermento por último e misture delicadamente (à mão) até ficar completamente incorporado.

4. Uso de claras em neve

Muitos bolos, como as massas de pão de ló, não usam fermento, e sim claras em neve. Elas são ótimas para deixar a massa super fofa e bem alta. Nesse caso, é preciso ter atenção à quantidade, bater as claras muito bem e incorporá-las por último na massa, misturando com delicadeza, de baixo para cima. A ideia é que se forme bastante ar dentro da massa para que fique fofa. Por isso não pode misturar de qualquer jeito.

5. Preferir manteiga ao invés de margarina

A margarina funciona bem nas massas de bolo. Mas a manteiga é mais gordurosa, e por isso vai deixar a massa mais aveludada. De preferência, use a manteiga em temperatura ambiente, a não ser que a massa peça manteiga gelada.

6. Usar ovo e leite em temperatura ambiente

Assim como a manteiga, é importante que o ovo e o leite (ou bebida vegetal) também estejam em temperatura ambiente na hora de fazer a massa. Isso porque, se estiverem gelados, vão demorar mais para incorporar e o resultado poderá ser um bolo menos fofo. Assim, quando se programar para o preparo, tire esses itens da geladeira uma meia hora antes.

Publicidade

Veja também: Como fazer bolo fofinho de liquidificador

PODE GOSTAR TAMBÉM