relação entre Trombose e Covid-19
Crédito: Freepik

Trombose e Covid-19: por que é preciso ter mais cuidado?

Os efeitos da Covid vão muito além dos sintomas clássicos e podem surgir mesmo depois da cura da doença

Publicidade

A trombose é quando se forma um coágulo de sangue dentro de uma veia ou artéria, impedindo a passagem do sangue. É um problema sério porque, se o coágulo se desprender e seguir o fluxo do sangue em direção ao coração, ele pode se alojar no pulmão e causar uma embolia pulmonar com grande risco de morte.

Agora, qual é a relação entre a trombose e a Covid-19?

A trombose pode ocorrer por diversos fatores de risco, como gravidez, obesidade, ter feito cirurgia nas pernas, ficar muito tempo sentado ou deitado, ser sedentário, ter idade avançada, ser fumante, entre outros.

Mas, parece que também existe um risco maior de trombose em pacientes infectados ou já curados de Covid-19.

De acordo com o Hospital da Luz, foi realizado um estudo com 8.271 doentes infectados pelo coronavírus, e constatado que 20% desses pacientes tiveram trombose venosa profunda, que afeta as veias das pernas, e desses, 13% tiveram embolia pulmonar por causa da trombose.

Publicidade

A taxa de mortalidade dos pacientes foi maior em pessoas que tiveram trombose enquanto estavam infectadas. Além disso, muitos pacientes tiveram trombose depois de já terem se curado da Covid-19.

O risco da trombose aumenta em quem tem Covid porque a doença causa alterações no processo de coagulação do sangue. A coagulação é necessária para estancar sangramentos, mas fora dessa situação, é apenas um trombo que se forma e bloqueia a passagem de sangue nas veias, colocando a vida em risco.

Sintomas de trombose

Assim que notar qualquer sintoma de trombose, procure seu médico. Não quer dizer que o coágulo de sangue vai chegar aos pulmões e causar uma embolia, mas o risco existe. E mesmo se não acontecer, só o fato de ter a circulação prejudicada já atrapalha bastante sua qualidade de vida e o processo de cura da Covid-19. Veja quais são os sintomas:

  • Dor na perna;
  • Inchaço;
  • Sensação de calor na área afetada;
  • Vermelhidão e rigidez daquela musculatura.

Em casos de embolia, os sintomas são graves e é necessário ir à emergência médica imediatamente:

Publicidade
  • Falta de ar inesperada;
  • Dor no peito;
  • Respiração ofegante;
  • Tosse (com ou sem sangue);
  • Aumento da frequência cardíaca.

Veja também: Casos de trombose tendem a crescer por causa da quarentena

PODE GOSTAR TAMBÉM