Semente de abóbora
Crédito: Freepik

Semente de abóbora para próstata: benefícios e como usar

Essas sementes contêm um valor nutricional que pode contribuir no tratamento da hiperplasia prostática benigna.

Publicidade

A semente de abóbora é reconhecida por seus tantos benefícios à saúde. Faz bem para o cabelo, ajuda a tratar artrite e melhora a saúde cardiovascular. Mas, dessa vez, vamos falar sobre os benefícios da semente de abóbora para tratar a hiperplasia prostática benigna.

De acordo com o Portal da Urologia, a hiperplasia prostática benigna (HPB) afeta cerca de 50% dos indivíduos acima de 50 anos. E, quando chegam aos 90 anos, 80% dos homens desenvolvem essa doença.

Câncer de próstata: 1 em cada 6 homens recebem diagnóstico no Brasil

O que é a hiperplasia prostática benigna?

A causa exata da HPB não é conhecida, mas acredita-se que tenha relação direta com o envelhecimento, presença de hormônios sexuais e genética.

Publicidade

A HPB ocorre na próstata – uma glândula que fica logo abaixo da bexiga. A doença se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando o tamanho da glândula. É um aumento lento e gradual, e benigno, que não aumenta o risco de ter câncer de próstata.

Porém, esse aumento leva à obstrução da uretra – que leva a urina através do pênis para fora. Então, o grande problema dessa doença é que ela reduz o fluxo urinário, e isso leva ao aparecimento dos sintomas.

Sintomas de HPB

Nem todos os portadores de HPB apresentam sintomas. Metade deles apresenta alguma queixa por causa da doença e cerca de 30% precisam realizar algum tipo de tratamento no decorrer da vida.

Mas, o aumento da próstata causa dificuldade para urinar. Consequentemente, acumula mais ácido úrico e forma pedras na bexiga – o que é um efeito muito incômodo e preocupante. E, antes mesmo de se formarem as pedras, podem surgir outros sinais, os quais é importante prestar atenção:

Publicidade
  • Pontadas na região da bexiga ao fazer atividade física;
  • Desconforto na região abdominal;
  • Redução do jato urinário;
  • Esforço para iniciar a micção;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • Necessidade de urinar várias vezes à noite;
  • Sangue na urina;
  • Infecções repetidas;
  • Dores no pé da barriga.

Aproveite e veja: Exame de próstata sem preconceito: é mais simples do que você imagina

Como a semente de abóbora pode ajudar?

De forma mais específica, acredita-se que a HPB se deve ao hormônio diidrotestosterona (DHT), que promove a proliferação de células da próstata e aumento da glândula.

A semente de abóbora contém fitoesterol de beta-sitosterol, substâncias que ajudam a bloquear os efeitos prejudiciais da DHT ao inibir a sua conversão a partir da testosterona.

Publicidade

Na prevenção da doença, a semente de abóbora também contribui. Fornece altos níveis de carotenoides antioxidantes, ácidos graxos ômega-9 e zinco, importantes para preservar a boa saúde das células.

Como consumir semente de abóbora?

A semente de abóbora pode ser adicionada ao seu cardápio diário, em quantidade equilibrada. Pode cozinhar junto com seus legumes favoritos ou um ensopado, torrar no forno com um pouquinho de sal ou fazer uma farinha para adicionar uma colher aos pratos (feijão, ensopado, sopa, molhos, etc.).

O óleo de semente de abóbora também é uma boa opção. Atenção, pois ele deve ser prensado a frio e usado em temperatura ambiente, nunca aquecido.

Publicidade

Quando for comprar, atente-se a essa informação da prensagem a frio no rótulo, pois, se ele for aquecido no processo, perde suas propriedades medicinais.

Não é um óleo especial para o tratamento de doenças, mas sim o que você vai usar para temperar suas saladas ou regar sobre os pratos salgados.

Esse óleo também é vendido em cápsulas e a dosagem deve ser conforme indicado na bula ou na receita médica.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Veja também: Alimentos para prevenir o câncer de próstata

Artigo com informações de Pfizer e Portal da Urologia

PODE GOSTAR TAMBÉM