como renovar banheiro sem reforma
Crédito: Freepik
em

8 Dicas de como transformar um banheiro antigo sem reforma

Com essas dicas de mudanças mais simples do que reforma o seu banheiro antigo vai ficar renovado e cheio de personalidade

Um banheiro antigo não necessariamente é um banheiro feio. Se ele estiver bem preservado e tiver sido feito com bom gosto, vai ser um lindo banheiro vintage. Mas, nem sempre é assim e dá vontade de mudar tudo. Se você mora em uma casa antiga e quer transformar o banheiro sem precisar fazer reforma, veja essas dicas que vão ajudar.

1. Mude as luminárias

Os banheiros antigos costumam ter luminárias também antigas, muitas vezes enferrujadas e quebradas, ou nem possuem luminárias. Se você fizer um pequeno investimento nesses itens, vai conseguir uma grande transformação no seu banheiro antigo. As luminárias deixam o ambiente mais bonito, agradável e acolhedor. Existem modelos bem modernos e outros vintage lindos, caso queira manter o estilo original do cômodo.

2. Mude a torneira

Banheiros antigos podem ter torneiras velhas, enferrujadas e feias. Trocando esse item, a sua pia vai ganhar outra cara. Nem precisa ser uma torneira moderna, cheia de tecnologia. Basta que seja simples e nova.

3. Mude o espelho

Se o espelho do banheiro já está com pontos de ferrugem ou a moldura é velha e feia, mude por um espelho novo, mesmo que seja em tamanho menor. Como o espelho do banheiro costuma ficar sobre a pia, ele causa bastante impacto no visual, então é uma peça que vai fazer muita diferença ao ser renovada.

4. Use papel de parede ou placas de gesso

Se o que você não gosta no banheiro é a cor da parede, dá para mudar também, sem usar tinta. Existem papéis de parede próprios para áreas úmidas e você pode instalar por conta própria. Tem também placas de gesso com efeito em 3D que ficam maravilhosas e sai mais barato do que tirar o piso antigo e colocar um novo.

5. Adicione acessórios

Os acessórios que você pode adicionar no banheiro são para ter utilidade. Alguns são apenas decorativos, como quadros, enquanto outros ajudam a manter o ambiente organizado e mais bonito ao mesmo tempo. Então, você pode colocar nichos nas paredes, caixinhas organizadoras para maquiagem, toalhas ou papel higiênico, uma lixeirinha mais bonita e acessórios de pia novos para sabonete e escovas de dente.

6. Adicione plantas

Existem várias espécies de plantas que se adaptam muito bem ao ambiente do banheiro e trazem uma sensação de mais leveza e frescor ao ambiente. Alguns exemplos são espada-de-são-jorge, violeta, suculentas, palmeira ráfis, lírio-da-paz, antúrio, samambaias, jiboia e zamioculca.

7. Renove o armário

Se tiver um armário como suporte para a pia do banheiro, ou mesmo um armário de apoio que esteja com um aspecto de velho, você pode renová-lo sem tirar de casa. Dá para fazer uma pintura nova, aplicar um efeito de pátina ou revestir com papel adesivo, tipo o papel de parede. Trocar os puxadores das portas e gavetas também vai mudar bastante o visual do móvel.

8. Pintura do piso

Uma forma mais barata de modificar o desenho e a cor do piso do banheiro é aplicando uma pintura com stencil, que é um molde vazado. Você coloca o stencil sobre o piso, aplica a tinta sobre o desenho e deixa secar. Faz isso com cada um dos pisos e a mudança vai ser enorme.

Crédito das imagens: Reciclar e Decorar

vacina russa covid

Rússia registra primeira vacina contra covid do mundo

pode usar aspirina nas plantas

Aspirina nas plantas: pode usar?