stencil para pintura como fazer
Crédito: Freepik
em

Como usar a técnica de stencil para pintura no chão e na parede

Esse processo é para quem quer colocar a mão na massa na decoração de casa

Decorar a casa com peças e técnicas de artesanato é uma solução para economizar e deixar os ambientes personalizados. Além do mais, é uma enorme satisfação olhar para cada cantinho da casa e ver que ali tem uma arte feita por você. Uma das formas de deixar os seus ambientes cheios de estilo com artesanato é utilizando a técnica do stencil para pintura, já ouviu falar?

O que é stencil?

O stencil é o uso de moldes para fazer pintura em superfícies. Esses moldes são desenhos vazados feitos em uma folha de acetato transparente. Você desenha, faz o recorte do desenho, e depois coloca a folha recortada sobre a superfície.

Então, usa um rolinho e tinta para fazer a pintura. É possível usar essa técnica em pisos, paredes, tetos, móveis e tecidos, dependendo do material e da tinta que for usar.

Como fazer stencil para pintura em casa

Você pode comprar o stencil pronto em lojas de artesanato, aí só precisa ir direto para a pintura. Mas também pode fazer a sua versão caseira, com o desenho que desejar. Veja, a seguir, um passo a passo de como preparar o seu stencil para pintura, compartilhando as recomendações da Vila do Artesão.

Escolha do desenho

O primeiro passo é escolher o desenho. Você pode encontrar na internet, salvar e ampliar para imprimir do tamanho que deve ficar na sua parede e que caiba na folha de acetato transparente. Dá para escolher um desenho só, que você vai transformar em um padrão sequencial por toda a superfície.

Transferindo o desenho para a folha de acetato

copie o desenho
Crédito: Vila do Artesão

Depois que você imprimir do seu desenho, coloque-o sobre uma mesa e, por cima, coloque a folha de acetato transparente. Então, com uma caneta de projetor, trace as linhas do desenho sobre a folha de acetato.

Recortando

recorte o desenho
Crédito: Vila do Artesão

Depois que o desenho já estiver na folha de acetato, use um estilete para recortar as partes do desenho que vão ficar vazadas, permitindo a passagem da tinta. Escolha uma superfície bem firme e um estilete afiado para cortar com facilidade e não estragar seu desenho. Após o recorte você terá o seu stencil pronto.

Aplicando a cola

passe a cola permanente
Crédito: Vila do Artesão

Agora tem mais uma parte importante, que é aplicar cola no verso do stencil. Isso serve para que ele fique fixado na superfície na hora de fazer a pintura, evitando borrões. Nas lojas de artesanato e papelaria você encontra pequenos potes de “cola permanente”.

Aplique a cola na parte que for o verso do seu stencil, usando uma espátula, e removendo o excesso. Espere um pouco para secar e obter o ponto de aderência da cola. Depois é só usar. Ela não vai fazer a folha ficar colada na superfície, só vai funcionar como um adesivo para firmar enquanto você aplica a tinta sobre o desenho.

Aplicando o stencil para pintura

Veja no vídeo abaixo um exemplo de como aplicar o stencil no piso de azulejo usando tinta lavável e uma esponja grossa:

Nesse outro vídeo veja com fazer a aplicação de stencil em parede:

Modelos de stencil para pintura no chão

Para se inspirar a fazer no chão da sua casa, veja lindas fotos de modelos de stencil para pintura em diferentes tipos de piso.

Com verniz para dar acabamento

modelo pintura com verniz
Crédito: Cutting Edge Stencils

Piso de cimento com stencil cinza-escuro

modelo pintura em mandala
Crédito: Cutting Edge Stencils

Desenho branco sobre piso de madeira

stencil para pintura em madeira
Crédito: Royal Design Studio

Um novo banheiro

stencil para pintura no piso do banheiro
Crédito: Cutting Edge Stencils

Modelos de stencil para pintura na parede

Na parede é mais fácil de fazer, pois não precisa ficar esperando a tinta secar para fazer em toda a superfície. Veja essas ideias.

Borboletas

modelo pintura borboletas
Crédito: Stencil Decor

Pequenos cactos

modelo pintura cactos
Crédito: Stencil Decor

Triângulos

modelo pintura triangulos
Crédito: Stencil Decor

Pontilhados geométricos

modelo stencil para pintura geometrico
Crédito: Stencil Decor

ana carolina transexual

Conheça a história de Ana Carolina, a mulher que fez sua transição de gênero aos 59 anos

biscoito que saiu de linha para menino com autismo

Fábrica fornece gratuitamente biscoito que saiu de linha para menino com autismo