Trabalhar muitas horas
Crédito: Max Pixel

Trabalhar muitas horas traz riscos para a saúde

A expressão trabalhar até a morte nunca foi tão adequada

Publicidade

Existem doenças que podem ser adquiridas com a demasia de trabalho. Elas são chamadas de síndrome metabólica e podem causar pressão alta, aumento de colesterol, doenças cardíacas, diabetes, entre muitos outros problemas. Saiba que trabalhar muitas horas traz riscos para a saúde dependendo do tipo de trabalhador que você seja.

Os riscos de trabalhar muitas horas

Lieke ten Brummelhuis, PhD, professora assistente de administração da Universidade Simon Fraser, em Vancouver, British Columbia liderou um estudo acompanhando 763 trabalhadores holandeses.

Ela descobriu que não era uma questão simples de número de horas. As pessoas, as quais ela chama de “engajadas”, que gostavam de seu trabalho, trabalhavam longas horas, mas não estavam constantemente se preocupando com isso, não tinham os sintomas que ela denominava perigosos para a saúde. “Não foi realmente o comportamento, foi a mentalidade de trabalho, a constante ruminação sobre o trabalho”, que teve um efeito negativo sobre a saúde, diz ela.

O que pode causar mais problemas à saúde é o exemplo de um viciado em trabalho compulsivo que pode trabalhar 12 horas, mas permanece ansioso sobre algumas das tarefas ou decisões após o término do horário de trabalho.

Publicidade

Dicas para trabalhar muito e não prejudicar a saúde

Trabalhar muitas horas risco
Crédito: Pixnio

Existem hábitos simples que podem ser inseridos na rotina de trabalho, que ajudam a zelar pelo bem-estar. Nenhum deles exige grande mudança, muito menos compromete o seu trabalho. São mais uma questão de adaptação que, ao longo do tempo, trará diversos benefícios para você e assim não irá prejudicar a sua saúde.

1. Não abuse do computador

Se você trabalha com o computador, a principal dica é não passar horas e horas seguidas na frente do equipamento. Evite também sentar muito próximo à máquina e procure fazer intervalos durante o expediente para descansar a visão.

O uso excessivo de equipamentos eletrônicos pode causar dores de cabeça, irritação e vermelhidão nos olhos, além de sensações de ardor e tremor das pálpebras.

2. Dê uma volta

Não importa se você trabalha em pé ou sentado, a regra é movimentar-se. Evite permanecer na mesma posição por muito tempo. Aproveite as pausas durante o expediente para fazer algumas caminhadas e alongamentos. Isso ajuda a reduzir as dores nas pernas, os problemas de varizes e problemas vasculares mais sérios.

Publicidade

Veja também: o que é ginástica laboral

3. Lembre-se de se hidratar

Manter o corpo hidratado é fundamental para o desempenho no trabalho, por isso procure beber bastante água. O recomendado, no geral, é ingerir em média 2 litros de água por dia.

Hidratar-se durante o período de trabalho ajuda a evitar a sobrecarga renal, auxilia a transportar nutrientes e a eliminar toxinas do organismo.

4. Faça uma pausa para almoçar

Se você não costuma fazer uma pausa na hora das refeições ou continua em ritmo agitado digerindo os alimentos e os problemas do trabalho, isso é completamente prejudicial para você e sua saúde.

Publicidade

Você deve cuidar para ter sempre o hábito de uma alimentação saudável e tranquila. No horário reservado para o almoço, aproveite para relaxar e desconecte-se do ambiente de trabalho. Opte por um cardápio balanceado no almoço e inclua barras de cereais, sucos ou iogurtes para os períodos entre uma refeição e outra.

PODE GOSTAR TAMBÉM