em

Se aposentou e quer trabalhar por uma renda extra? Veja estas dicas

Saiba escolher o investimento certo para fazer depois de aposentado.

A aposentadoria é a fase mais desejada pela maioria dos brasileiros que trabalham com carteira assinada. Mas quando chega a hora de aposentar, muitos percebem que o salário que vão receber não será suficiente para bancar a vida tranquila que esperavam.

Nesta situação, estima-se que até 2017 havia cerca de 33,9% de pessoas com mais de 60 anos trabalhando por uma renda extra, de acordo com dados levantados pelo SPC e CNDL.

Em contrapartida, muitos destes idosos que continuam a trabalhar estão felizes porque é uma forma de manterem-se ativos, apesar de já não terem a mesma disposição que antes.

Entre os aposentados que ainda trabalham no Brasil, 10% são informais, 17% são autônomos, 1,7% trabalham de forma regular em empresas e 2,1% são profissionais liberais.

E você, em qual categoria se encaixa? Veja agora 8 sugestões de trabalhos que pode iniciar para tirar uma renda extra, de acordo com a sua disposição, gosto pessoal e sem necessariamente comprometer a sua renda.

1. Trabalhe com gastronomia

Cozinhar para muitos é um hobby que traz imenso prazer. Se você é bom no ambiente da cozinha, sua comida é elogiada e acredita que poderia oferecer seus pratos a mais pessoas, talvez seja uma boa ideia cozinhar por encomenda. Assim você define suas horas de trabalho e sua rotina para que o serviço seja feito com prazer.

2. Artesanato é um mercado forte

Existe uma ampla variedade de serviços que podem ser atendidos dentro da categoria artesanato. Se você tem gosto em trabalhar com as mãos, gosta de criar peças e tem experiência, que seja como hobby, pode começar a produzir em quantidade maior e vender artesanato por encomenda.

3. Você pode gerar conteúdo para a internet

Se a sua profissão exigia habilidade de escrita e você gosta de redigir textos, saiba que pode entrar para o mercado do marketing digital. Faça um curso para entender melhor sobre o assunto e comece a produzir seus textos em casa.

4. Gosta de dirigir? Oportunidade à vista!

Se você ainda tem bastante habilidade, bom reflexo e gosto por pegar a estrada, use seu carro como fonte de renda. Existem muitas empresas interessadas em motoristas, para diferentes finalidades, inclusive como Uber. Pesquise na internet e invista nessa profissão.

5. Transmita conhecimento sendo Coach

Ser Coach é ter a habilidade de treinar pessoas e transmitir seu conhecimento para contribuir com a evolução pessoal e profissional delas. Essa profissão é muito requisitada e você pode fazer um curso para saber como aplicar seus conhecimentos e ganhar dinheiro com isso. Que aliás, pode pagar muito, muito bem.

6. Trabalhe com aluguel

Hoje em dia os serviços de aluguel por temporada estão fazendo muito sucesso. Se você tem uma casa, apartamento ou mesmo um quarto disponível já é o suficiente para começar a disponibilizá-lo na internet e receber pessoas. Acesse o site do Airbnb para saber como funciona e inspire-se.

7. Seja empreendedor

Se você realmente tem uma reserva de dinheiro sobrando, que não irá comprometer as suas despesas pessoais, pode ser o momento certo para se tornar o empreendedor que sempre quis.

As franquias são um modelo de negócio mais seguro, pois você já recebe todos os dados sobre o investimento e o retorno, além da aceitação da empresa no mercado e só precisa ser um bom gestor.

8. Forme equipes em marketing multinível

São muitas as empresas que trabalham nesse formato, onde profissionais fazem um pequeno investimento em determinado produto e podem escolher atuar como vendedores ou formar sua equipe de trabalho para gerenciar, ganhando comissão sobre cada venda.

COLOQUE AS SUAS NECESSIDADES PESSOAIS EM PRIMEIRO LUGAR

Antes de optar por uma dessas ideias e voltar ao mercado de trabalho, faça as contas. Você precisa colocar suas necessidades pessoais antes de tudo, então, não comprometa seu salário ou reserva da aposentadoria em um único investimento, principalmente se for de alto risco.

Se estiver seguro da sua decisão, busque o conhecimento necessário para o negócio da sua escolha e não abra mão do seu bem-estar. Veja no vídeo abaixo o depoimento de aposentados que apostam em investir no próprio negócio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Se aposentou? Veja 8 dicas para aproveitar o tempo

Que tipo de mãe ou pai você é? Faça o teste e descubra