em

Se aposentou? Veja 8 dicas para aproveitar o tempo

Aproveite ao máximo o tempo livre que a sua aposentadoria vai te proporcionar. Faça o que gosta e seja feliz!

Durante toda a vida ficamos pensando no momento em que vamos poder nos aposentar e colocar as pernas para o ar. Mas quando esse dia chega, muitas pessoas ficam perdidas, procurando o que fazer e sentindo-se entediadas.

A aposentadoria é a fase da vida em que você merece descanso e tranquilidade, mas não quer dizer que deva ficar em frente à televisão ou dormindo. É claro que essas atividades podem fazer parte da sua rotina se assim quiser, mas vai valer muito mais a pena sair de casa e descobrir coisas novas que só agora você terá tempo e motivação para fazer.

Faça com que seus anos de aposentadoria tragam ainda mais aprendizado, experiências, pessoas novas e muita alegria para a sua vida. Não tenha medo de tentar, afinal, você já é experiente o suficiente para saber que nenhum momento vivido é em vão.

Pensando nisso, trouxemos dicas de atividades que você pode incluir na sua nova rotina e tornar seus dias mais produtivos, inspiradores e memoráveis, porque você merece!

1. Tenha um novo hobby

Se você passou os últimos anos ocupado demais para separar um tempo a uma atividade prazerosa, este é o momento. Aprenda a dançar, a pintar, a tocar um instrumento, a cozinhar, fazer artesanato… A escolha é sua, vá em frente. Esse tempo entre você e um hobby que te traz prazer será maravilhoso.

2. Faça trabalho voluntário

Com a sua experiência, certamente você já pensou que poderia ter feito mais por alguém em certo momento da sua vida, e não fez por um motivo não muito importante. Hoje, você sabe o valor da vida de cada ser humano e o quanto um novo par de mãos é bem-vindo para fazer a diferença. Junte-se a uma ONG que trabalha por uma causa a qual você concorda e comece a fazer o bem. Você se sentirá renovado.

3. Faça parte de um clube

Se você ainda não fazia parte de algum clube, aproveite para fazer novos amigos que tenham interessem em comum. Pode ser clube da terceira idade, clube dos amigos da quinta-feira, clube dos colecionadores, dos amantes de carros, jogadores de baralho ou o que você tiver mais afinidade. Distrair a mente e conhecer novas pessoas é revigorante.

4. Aprenda algo novo

Gostaria de falar outro idioma? Aprender um esporte? Informática? Fazer uma faculdade? Você não passou da idade, aliás, está no período perfeito para se dedicar a um novo aprendizado. Matricule-se em um curso do seu gosto e mãos à obra! Ah, e não tenha vergonha de ser o mais velho da turma, as pessoas vão te respeitar e admirar, pode ter certeza.

5. Vá viajar

Gosta de viajar mas nunca teve o tempo que queria para ficar longe de casa conhecendo outras cidades ou países? Bem, agora você tem. Seja por terra, pelo ar ou pelo mar, o mundo está de portas abertas para você. Planeje seu roteiro e realize esse desejo.

6. Seja mentor

No que você era especialista quando ainda trabalhava com carteira assinada? E no que você acredita que pode ajudar outras pessoas a serem melhores? Você pode dar bons conselhos com a sua experiência. Já pensou em ser mentor ou professor?! É uma ótima oportunidade de passar seu conhecimento adiante.

7. Escreva memórias

Se você gosta de escrever, com certeza as suas memórias valem a pena ser registradas. Passe um tempo consigo mesmo, lembrando de momentos interessantes da sua vida e passando tudo para o papel. Essa atividade faz bem para o cérebro, coração e para a alma. E também pode fazer bem para outras pessoas.

8. Estimule sua mente

Mesmo que não queria começar um curso, o estudo deve estar presente no seu dia a dia para manter sua mente alerta, ativa, concentrada e estimulada. Leia seus livros favoritos, assista filmes, busque conhecimento, atualize-se, volte ao passado e esteja pronto para viver o presente com mais emoção.

PARA APROVEITAR CADA MOMENTO, MANTENHA-SE ATIVO

Para se inspirar, veja exemplos de aposentados que estão com tudo em cima, cuidando da saúde e curtindo a vida com prazer:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
8 dicas para estimular as crianças a gostarem de estudar
Se aposentou e quer trabalhar por uma renda extra? Veja estas dicas