torta tenerina
Crédito: Directo Al Paladar
em

Torta tenerina: faça essa delícia de chocolate sem glúten e sem fermento

Se você adora um bolo de chocolate, mas não quer comer glúten e nem tem fermento em casa, faça essa receita perfeita

A torta tenerina é uma receita típica da cidade de Ferrara, na Itália. Tem um sabor intenso de chocolate, e embora as receitas tradicionais levem 50 gramas de trigo, você pode fazer esta versão sem glúten, compartilhada do Directo al Paladar, que é feita com amido de milho.

A massa fica bem molhadinha por dentro, por isso, no dialeto ferrariano, ela também se chama “torta taclenta”, que quer dizer pegajosa. Se quiser uma cobertura para acompanhar, a dica é fazer um creme de mascarpone.

Para que a massa fique mais baixa e mais molhadinha, você pode usar uma forma com circunferência maior. Mas, se só tiver uma menor, a massa vai ficar mais alta e deliciosa do mesmo jeito.

Ingredientes

Ovos médios: 4 unidades;
Açúcar: 100 gramas;
Chocolate amargo: 200 gramas;
Manteiga sem sal: 100 gramas;
Amido de milho: 50 gramas;
Essência de baunilha: 5 ml (opcional);
Sal: 2 gramas.

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180 graus e prepare um molde redondo com um fundo removível, no mínimo com um diâmetro de 20 cm. Se for maior, o bolo ficará mais fino, no estilo clássico. Alinhe o fundo com papel-manteiga e untar as laterais com manteiga e amido de milho.
  2. Separe as claras das gemas dos ovos, quebrando-as em um recipiente separado para evitar contaminação cruzada se algum pedaço de casca for quebrado. Coloque as claras de lado.
  3. Quebre o chocolate e derreta em banho-maria. Quanto mais cortar, mais rápido ele derrete.
  4. Pique a manteiga.a
  5. Depois que o chocolate derreter, adicione a manteiga, misture bem para incorporar, retire do fogo e adicione a baunilha e o sal.
  6. Bata as gemas e metade do açúcar com um batedor, alguns minutos até que fiquem pálidas e com uma textura macia.
  7. Adicione o amido de milho peneirado e bata até incorporar. Limpe muito bem as varas e seque-as.
  8. Bata as claras reservadas, adicione o restante do açúcar aos poucos, sem parar de bater, e continue batendo até obter uma espécie de merengue brilhante e muito fofo.
  9. Adicione o chocolate derretido com a manteiga à mistura da gema, mexendo bem com as varas, e adicione as claras montadas em três tempos.
  10. Combine com os movimentos envolventes após cada adição, usando uma uma espátula flexível. Finalize a mistura tentando raspar bem o fundo da tigela, até obter uma massa homogênea.
  11. Coloque na forma e asse por 30-35 minutos.
  12. Verifique o ponto com um palito no centro, que deve ficar levemente manchado de migalhas. Espere um pouco fora do forno antes de desenformar com cuidado e deixe esfriar completamente em uma gradinha. Decore com açúcar de confeiteiro.

Veja também: receita de bolo gelado de Prestígio

produtos para desinfetar a casa contra coronavirus

Produtos de limpeza comuns que são capazes de matar o coronavírus

como fazer pão doce com creme

Pão doce com creme para o café da tarde perfeito