em

Incrível substância tira pesticida das frutas

Bicarbonato de sódio elimina veneno usado na agricultura.

Na onda da alimentação saudável, os orgânicos estão em alta, mas o problema é o custo elevado desses alimentos. Já pensou se desse para ir à feira, comprar as frutas e conseguir se livrar do agrotóxico que foi utilizado no cultivo?

Um estudo revelado pelo jornal de Química Agrícola e Alimentar mostrou uma opção caseira para se livrar facilmente do pesticida encontrado nas frutas: utilizar o bicarbonato de sódio.

Como teste os pesquisadores pegaram uma maçã, borrifaram com dois dos pesticidas mais usados na agricultura e deixaram durante 1 dia inteiro. Depois desse período, enxaguaram a fruta com três substâncias distintas:

  • Água: durante 2 minutos.
  • Solução com cloro: durante 8 minutos.
  • Combinação de bicarbonato de sódio e água: 10 mg por mililitro, durante 15 minutos.

Qual delas funcionou?

Das três tentativas, o bicarbonato se destacou incrivelmente. Retirando quase todo o pesticida phostet, restando apenas 4% na fruta, e também eliminou boa parte do tiabendazol, restando 20%.

Cada um deles penetra de forma menos ou mais profunda na fruta, causando essa diferença de porcentagem.

Segundo Anthony Wong, pediatra, toxicologista e diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, podemos apostar no bicarbonato para nos ajudar a remover pesticidas não só de frutas, mas também de verduras e legumes.

O grande perigo dessas substâncias é que quando usadas fora do nível aprovado por lei, causam doenças graves como câncer, disfunções em órgãos como rins e fígado, além de atingir o sistema nervoso.

Lembre-se sempre de lavar muito bem os alimentos, pois além dos agrotóxicos eles podem estar contaminados com larvas e outros tipos de agentes que provocam doenças.

Então, depois do bicarbonato, utilize também vinagre ou água sanitária diluída em água. A medida ideal é 1 colher de sobremesa por litro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Pare de roer unhas com essa incrível criação
Conheça plantas que atraem energia positiva