em

Como tirar risco de porcelanato e deixar como novo

Não se desespere quando perceber um risco escuro no seu porcelanato novo. Resolva sem sair de casa
tirar risco de porcelanato
Crédito: Freepik

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico mais reforçado e com aspecto mais bonito do que azulejo comum, por isso é mais caro. Então, quando você escolhe esse revestimento para a sua casa, sabe que ele vai deixar o visual dos ambientes mais sofisticado, que será fácil de limpar e que vai durar muito tempo. Porém, precisa ter os devidos cuidados porque esse revestimento risca com certa facilidade. Se já aconteceu com você, veja como tirar risco de porcelanato.

Veja também: melhores dicas de como limpar porcelanato

Aqui você encontra:

4 Formas de tirar risco de porcelanato

O que mais chama a atenção no revestimento porcelanato é o brilho que ele oferece aos ambientes onde é instalado. O tamanho das peças também é diferenciado, geralmente grande, fazendo com que o piso fique mais evidente. Logo, qualquer risco também vai aparecer mais. Então, além de tomar muito cuidado para não arrastar móveis sobre esse piso, veja o que pode fazer caso o risco já tenha acontecido.

1. Saponáceo

Tem um tipo de risco que se parece com grafite. Você passa a mão e percebe que não tem relevo, o que é um grande alívio. Mas talvez não saia apenas tentando apagar com uma borracha. Então, a solução é fazer uma mistura de água morna com CIF cremoso. Aplique sobre o risco e deixe agir por meia hora. Esse saponáceo também funciona puro, aplicando direto sobre a mancha, mas misturando com água é mais seguro para o revestimento.

2. Creme dental

Existem muitas dicas de limpeza caseiras que incluem o creme dental e ele funciona mesmo, inclusive para tirar risco de porcelanato. Só que dependendo da profundidade do risco, pode dar mais trabalho. Aplique um pouco de pasta pura sobre o risco e depois esfregue com um pano seco para esquentar o local. Vai precisar de um pouco de força, mas vai funcionar.

Veja também: melhores tipos de piso para cozinha

3. Cera automotiva

Se você tem cera automotiva em casa, dessas de aplicar para polir o carro, também pode ser útil na tarefa de tirar risco de porcelanato. Aplique um pouco de cera em um pano seco e esfregue sobre o risco até sair. Antes de aplicar o produto, limpe o piso com pano úmido e depois com pano seco. Não use materiais abrasivos.

4. Com lixa

Para tirar risco de porcelanato quando for um pouco mais profundo ou feito por metal, vai ser preciso dar uma leve nivelada no material. Para isso é necessário usar uma lixa d’água que você encontra facilmente nas lojas de materiais de construção ou mesmo no supermercado.

O primeiro passo é varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias para tirar todos os pequenos detritos que podem riscar ainda mais o piso. Depois, pegue a lixa, dobre para caber na palma da mão e umedeça em um pouco de água. Esfregue sobre o piso, medindo sua força para não exagerar. Pode levar uns 15 segundos esfregando no mesmo local até sair o risco. Finalize limpando com uma esponja macia e um pano seco.

chá de folha de goiaba
Benefícios do chá de folha de goiaba e como fazê-lo
goiaba é boa para gastrite
Goiaba é boa para gastrite?