em

Como tirar mancha de vinho

Se no meio da diversão você se sujou, não se preocupe: tem jeito!
tirar mancha de vinho
Crédito: Pixabay

Um bom vinho tem sempre seu espaço nas confraternizações ou até sozinho, com um bom livro ou filme. E quando derrama? Tirar mancha de vinho pode ser um pouco complicado, mas existem técnicas que podem ajudar. Confira!

10 Formas de tirar mancha de vinho

como tirar mancha de vinho
Crédito: Freepik

É fundamental que você separe a peça para lavar imediatamente, pois quanto mais seca, mais difícil é a lavagem.

Para manchas ainda frescas ou já secas, existem alguns truques para facilitar a limpeza.

1. Sal

Jogue sal sobre a mancha, imediatamente depois de derramar a bebida, para que ela não se alastre muito e seja absorvida por ele. Isso evita que a mancha fique ainda maior e atinja mais fibras do tecido.

2. Talco para bebê

Funciona mais ou menos como o sal, porém você deve colocar uma camada mais generosa, com a altura de ao menos 0,5 cm, evitando que ele se espalhe. Funciona melhor em tecidos de roupas que de toalhas de mesa.

3. Papel toalha

Na falta dos anteriores, pode usar papel toalha absorvente para eliminar o excesso de vinho e evitar que ele se espalhe pelas fibras, facilitando o trabalho. Entre as três formas, essa é a mais acessível, mas menos eficiente.

4. Água morna

Depois de remover o excesso, coloque a peça ou parte afetada em uma bacia com água morna e lave normalmente em seguida, também com água aquecida.

5. Água morna e sabonete líquido

Se o vinho caiu na toalha de mesa, em pleno jantar, não precisa se desesperar e tirar todos da mesa. Basta retirar o excesso com sal, talco ou papel toalha e fazer uma mistura de água morna e sabonete líquido, passando no local.

Retire o excesso novamente, com um pano seco, e passe água morna e sabão, deixando lá até acabar o jantar e poder tirar para lavar. Isso vai fazer com que a mancha demore mais para secar.

6.  Água oxigenada

Se a mancha já secou, coloque água oxigenada pura sobre ela e deixe agir por 10 minutos. Retire com água morna e lave normalmente. Isso só pode ser feito em roupas brancas.

7. Leite fervendo

Para todas as cores, porém não permitido para tecidos sintéticos, essa técnica é clássica e funciona muito bem.

Coloque em uma panela a peça manchada e leite suficiente para cobri-la. Deixe ferver, desligue e esfregue a mancha. Lave normalmente depois.

8. Vanish

Faça uma pasta com água morna com Vanish e aplique sobre o local. Deixe por 1 hora e esfregue. Lave em água morna com sabão e Vanish.

Use luvas, pois esse produto é muito forte. Escolha um que seja adequado para roupas coloridas e brancas.

9. Vinagre de álcool

O vinagre de álcool também pode ajudar a tirar mancha de vinho. Ferva água o suficiente para cobrir a peça manchada e coloque-a dentro, com um copo de vinagre de álcool.

Deixe de molho por 1 hora e lave normalmente. Não se preocupe que suas roupas não ficarão com cheiro forte.

10. Vinho branco e bicarbonato de sódio

Aplicar vinho branco morno sobre a mancha e juntar bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar a mancha. Lave bem em seguida.

Lembre-se que existem vinhos mais encorpados, que serão mais difíceis de lavar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
15 Coisas que só acontecem segunda-feira de manhã
fazer máscara de carnaval
Como fazer máscaras de carnaval com diferentes técnicas