Porcelanato líquido
Crédito: Freepik
em

Porcelanato líquido: diferenças do comum, tipos e vantagens

O porcelanato líquido oferece aquele visual bem lisinho e inteiro, sem rejuntes

Publicidade

O porcelanato líquido é um tipo de cobertura para piso que tem uma característica de destaque: depois de aplicado, ele apresenta uma cobertura lisa, uniforme e sem rejuntes. É um piso inteiro, monolítico.

Além de muito bonito, trazendo um visual mais sofisticado, o porcelanato líquido é muito usado, há bastante tempo, em projetos que exigem alta resistência a ataques abrasivos mecânicos, produtos químicos e onde se quer evitar a proliferação de micróbios, como hospitais, consultórios e clínicas.

Mas, nada impede que você escolha fazer um piso de porcelanato líquido na sua residência para conseguir um apelo estético mais interessante.

Granilite: o revestimento de piso e parede que voltou à moda

Publicidade

Diferenças entre porcelanato líquido e o comum

Como você já viu, esse porcelanato, depois de aplicado, vira um piso monolítico, sem nenhum rejunte, pois é uma única peça espalhada por toda a superfície.

É por isso que ele é líquido, pois precisa ser espalhado. Esse líquido é uma resina uniforme e impermeável.

Já o porcelanato comum é feito de placas cerâmicas sólidas, aplicadas lado a lado com rejunte, ou seja, há uma separação entre elas.

Publicidade

Veja também: Como limpar porcelanato: dicas para manter o piso como novo

Tipos de porcelanato líquido

É importante pesquisar bem nas lojas antes de escolher o porcelanato líquido ideal. Os tipos existentes são de poliuretano, uretano e epóxi, sendo esta última opção a mais comum. Cada tipo exige diferentes métodos de aplicação, mas todas são opções com alta resistência.

Agora, se a sua ideia for aplicar porcelanato líquido em uma área externa, escolha um que seja de poliuretano ou uretano, pois o tipo epóxi não oferece a mesma resistência contra os raios do sol.

Publicidade

Se for para aplicar em áreas internas residenciais, o epóxi é o mais recomendado. Os tipos de poliuretano ou uretano são recomendados para aplicação industrial, onde é necessário ter resistência extra a ataques químicos.

Como é aplicado?

Esse é um processo bem diferente da aplicação das placas de porcelanato comuns, por isso, exige mão de obra especializada e equipamentos específicos.

  1. Para começar, o piso original deve ser nivelado antes da aplicação do selador.
  2. Em seguida, ainda com o piso áspero, é feito um processo de limpeza.
  3. Depois da superfície limpa, o selador é aplicado com uma enceradeira para lixar e garantir o nivelamento.
  4. Após a secagem, o porcelanato líquido é aplicado com rodo nivelador em toda área.
  5. Para terminar, é passado um rodo “fura-bolha”, feito especialmente para tirar as bolhas de ar que ficam na resina.

Enquanto a resina seca é preciso ter cuidado para não deixar cair nada, nem poeiras e cabelos, ou eles vão ficar para sempre grudados no seu piso. Siga todas as recomendações do profissional que fez a aplicação para garantir o melhor resultado.

Publicidade

Aproveite e veja: Como tirar risco de porcelanato e deixar como novo

Vantagens do porcelanato líquido

Para quem pode fazer esse investimento, com certeza o porcelanato líquido é muito vantajoso a longo prazo.

Fácil de limpar

Não precisa de nada além de um pano limpo, água e detergente para fazer a limpeza básica desse piso. Como não tem rejuntes, você não vai mais precisar limpar a sujeira grudada entre os pisos.

Publicidade

Baixa manutenção

Cuidando bem do seu piso de porcelanato líquido, a manutenção é muito baixa. Em média, pode ser feita a cada quatro anos, chamando um profissional especializado para aplicar uma enceradeira com produtos especiais para corrigir quaisquer danos.

Aplicação mais rápida e sem sujeira

Se você contratar bons profissionais para aplicar o porcelanato líquido, será um processo mais rápido e sem aquela sujeira toda que ocorre na troca de pisos comuns, que precisam ser quebrados, arrancados e trocados por novos.

Porcelanato líquido é impermeável

Essa é uma vantagem maravilhosa. Seu piso porcelanato monolítico não absorve líquidos, e isso evita manchas de variados tipos. Claro, quanto mais rápido limpar algum derramamento, melhor.

Publicidade

Veja também: Porcelanato embaçado: como limpar e dar brilho

Metaverso

Já ouviu falar em Metaverso?

Cacau em pó

Cacau em pó, chocolate e achocolatado: quais as diferenças?