tirar ferrugem de inox
Crédito: Freepik
em

Como tirar ferrugem de inox: saiba por que essas manchas acontecem

O inox é um material muito resistente e difícil de criar ferrugem, mas tudo vai depender dos cuidados que você tem no dia a dia

Publicidade

Apesar de ser um material muito resistente, o inox pode criar pontos de ferrugem. Mas é claro que você não quer ver sua linda geladeira, o forno e outros eletros manchados com ferrugem. Então, entenda por que essa oxidação acontece e veja o que pode fazer para tentar remover, caso já tenha acontecido.

Por que o inox enferruja?

O aço inox é uma liga metálica constituída de, no mínimo, 10,5% de cromo. Esse elemento químico, nessa proporção mínima, é o responsável por deixar o eletrodoméstico resistente ao calor, à ferrugem, ao desgaste e à corrosão.

Mas não significa que o eletro esteja 100% protegido contra o desgaste e a ferrugem. Se por acaso o seu eletro tiver alguma falha, ou sofrer algum dano, a umidade pode penetrar no material e causar a ferrugem.

Além disso, você precisa usar os produtos certos na hora de limpar o seu eletro, seguindo as recomendações do fabricante, ou poderá causar danos no material, abrindo espaço para a oxidação.

Publicidade

Outro cuidado é limpar pelo menos uma vez ao mês, pois o acúmulo de sujeira a longo prazo também prejudica a eficiência do material.

Se você mora em uma cidade praiana, o risco de a ferrugem voltar é ainda maior por causa da maresia. Mantenha seus eletros sempre secos, passando um pano neles toda semana.

Como tirar ferrugem de inox?

Se você não tomou algum desses cuidados mencionados acima, e o seu eletro de inox começou a oxidar, apresentando manchas alaranjadas ou marrons, veja o que pode fazer para tentar removê-las.

Publicidade

Bicarbonato de sódio

Faça uma pastinha com bicarbonato e água e passe por cima das manchas de ferrugem. Use uma esponja macia ou uma escovinha de cerdas macias para espalhar, sem esfregar com força. Deixe a pastinha agir no local por algumas horas.

Depois, remova a pastinha com um pano umedecido e seque bem. Mas, lembre-se que essa será uma solução temporária, pois o material já está danificado e, com o tempo, a mancha poderá reaparecer. Enquanto isso, vá mantendo os cuidados de limpeza.

 Vinagre

A mesma dica dada no tópico anterior, com o bicarbonato, você pode fazer usando o vinagre no lugar do bicarbonato. Ele também ajuda a remover a mancha de ferrugem. Faça o mesmo processo, misturando um pouco de vinagre com água e aplicando sobre a mancha para deixar algumas horas de molho. Depois limpe com pano úmido e seque bem.

Publicidade

Removedor de ferrugem

Se você preferir algo mais forte, compre um produto próprio para a remoção de ferrugem que você encontra em lojas de material de construção ou supermercados. Esses produtos são recomendados para as manchas mais difíceis.

Assim como nas dicas anteriores, o problema será resolvido por algum tempo, mas é preciso manter todos os cuidados com a limpeza para evitar que as manchas voltem a surgir tão cedo.

Seu eletro é de inox mesmo?

Hoje em dia existem diversas linhas de eletrodomésticos feitos em evox, que é um material semelhante ao inox em aparência, porém não é tão resistente.

Publicidade

Esse tipo de aço é composto apenas de carbono e ferro, sem o cromo do inox. Para que fique mais resistente, é adicionada uma camada de zinco que vai proteger o eletro da oxidação e da umidade. Por cima, vai ainda uma camada de verniz para dar uma proteção extra.

Então, como a proteção é feita por camadas, se essas camadas forem danificadas, o material vai ficar mais exposto à oxidação e ferrugem. Na hora da compra, tenha a certeza se o seu eletro é de inox ou evox. Os dois são bons, mas o inox é mais resistente.

evitar pragas na cozinha

7 Dicas para se livrar das pragas na cozinha

Zumbido no ouvido

Zumbido no ouvido: conheça as principais causas e tratamentos