em

AmeiAmei FofoFofo

Como tirar cutícula sem machucar

As cutículas são protetoras das unhas, mas é comum removê-las na manicure. Veja como fazer isso do jeito certo
tirar cutícula
Crédito: Freepik

Tirar cutícula é uma das etapas essenciais da manicure e pedicure, pois deixa o resultado com um acabamento mais bonito. Entretanto, se fizer errado, pode acabar com algum tipo de infecção no dedo. A cutícula serve para proteger as unhas, então, quando ela é removida, abre espaço para a entrada de fungos e bactérias no organismo. Se você realmente faz questão de tirar a cutícula das unhas, veja como realizar essa tarefa de maneira segura para a saúde.

4 Dicas para tirar cutícula sozinha

como tirar cutícula dicas
Crédito: Magazine 10

Se você prefere fazer as unhas por conta própria, veja alguns cuidados que deve tomar para ter as unhas sempre bonitas e saudáveis, sem machucar.

1. Amoleça as cutículas

Depois de já ter removido o esmalte, cortado e lixado as unhas, é hora de remover as cutículas. Para facilitar a remoção, o melhor a fazer é deixá-las amolecer. Para isso, deixe as unhas de molho em um potinho com água quente. Passe uma fina camada de um creme hidratante comum nas cutículas e então coloque-as de molho por uns 5 minutos. Elas vão amolecer e vai ser bem mais fácil remover.

Também existe uma outra opção, que é ainda mais segura e higiênica. Ao invés de deixar os dedos de molho na água, aplique somente um pouco de amolecedor de cutículas, um creme que encontra na farmácia ou lojas especializadas. Esse método é mais seguro, pois existe o risco de contaminação por bactérias que podem estar no potinho onde vai deixar as unhas de molho.

2. Use um alicate esterilizado e afiado

Na hora de remover as cutículas já amolecidas, também precisa ter muito cuidado. É necessário utilizar um alicate que só você use, mais ninguém. Se possível, limpe o alicate com álcool 92% para esterilizar e garantir que não vai contrair qualquer tipo de doença, mesmo que só você o use.

O alicate deve ser bem afiado, pois assim você evita rasgar a pele ao tentar cortar. Ao mesmo tempo, já que é um alicate afiado, também deve cuidar para ter bastante firmeza na mão, ou poderá tirar bifes mesmo assim, pois ele corta com muita facilidade.

3. Respeite a linha das cutículas

Quando você olha para as cutículas, percebe que elas possuem uma linha que delimita seu fim e o começo da pele do dedo. Então, precisa remover somente as cutículas, sem deixar o alicate cortar a pele do dedo. Para isso, depois de amolecer as cutículas na água, empurre-as para trás, com delicadeza, somente para que fique ainda mais fácil de tirar e evite pegar a pele do dedo. Vá cortando um pedacinho por vez, de um lado ao outro da unha. Quando terminar, vá para o próximo passo, sem ficar mexendo demais na mesma cutícula.

4. Proteja as cutículas

Depois de tirar as cutículas e lixar as unhas, normalmente já se aplica a base e o esmalte na sequência. Porém, se quiser garantir um resultado melhor, pode aplicar uma fina camada de um creme cicatrizante sobre as cutículas, como Bepantol ou Hipoglós, por exemplo.

Essa dica é ainda mais útil caso tire um bifinho sem querer, pois vai ajudar a estancar o sangue e a cicatrizar mais rápido. Se preferir, pode comprar um pó que é próprio para isso, chamado hemostático. Somente depois de algumas horas aplique a base e o esmalte.

Evite tirar cutícula com frequência

Mesmo tomando todos os cuidados para não se machucar na hora de tirar cutícula, ainda assim não é o ideal removê-la, pois ela tem uma função de proteger as unhas. Então, tire uma vez por mês ou até menos, sempre mantendo as unhas hidratadas para que as cutículas não ressequem e aquelas pequenas peles que machucam não fiquem soltas incomodando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
pudim sem ovo
10 receitas de pudim sem ovo fáceis de fazer
abobrinha gratinada
Abobrinha gratinada: 10 receitas saborosas e fáceis de fazer