Tipos de milho
Crédito: Freepik
em

Tipos de milho: aprenda a escolher para cada receita

O milho que você compra no supermercado, em latinha, é o tipo doce. Veja quais são os outros!

Publicidade

Muitas receitas típicas no Brasil levam o milho como ingrediente principal, e as festas juninas que o digam. Tem bolo, pamonha, pipoca, canjica, pão, broa, milho cozido e assado, e tantas outras delícias. Mas, diferente do que tanta gente pensa, milho não é tudo igual. Conheça os 5 principais tipos de milho e suas características para escolher o ideal em cada receita.

Aproveite e veja: Milho cozido engorda?

tipos de milho
Crédito: Reprodução/Cozinha Técnica

Tipos de milho – dentado

Esse tipo de milho possui uma depressão, ou dente, na parte superior do grão devido ao tecido mole. Sua coloração pode ser amarela, branca ou em tons terrosos. O milho dentado é colhido na fase madura e utilizado para produção de farinha de milho, amido de milho, xarope de milho e para alimentação animal.

Milho doce

Esse milho tem um miolo translúcido com grãos de formato levemente irregular e gosto adocicado, pois armazena mais açúcar que amido. Sua coloração varia entre o branco e o amarelo.

Publicidade

A colheita é feita com o milho ainda verde ou imaturo. É utilizado para grelhar, cozinhar e assar, também para fazer suco, curau, pamonha, bolo de milho e outras receitas do tipo, as mais comuns que você prepara em casa usando o milho de latinha, que é o doce.

Veja também: Receitas com milho para festa junina em casa

Tipos de milho – farináceo

O grão desse tipo de milho é de tecido mole ou farináceo, o que o torna mais fácil de transformar em farinha. Ele pode ser branco, amarelo ou azul. Sua colheita ocorre quando os grãos estão maduros, sendo que a variedade branca é usada para fazer canjica e as outras para fazer farinha de milho.

Publicidade

Milho de pipoca

O grão desse milho é de tecido duro e sua cor é amarela. É o mais seco, com teor de umidade entre 12 e 16%, e por isso é ideal para estourar pipocas. Quando ele é aquecido, a água retida transforma-se em vapor, que cria pressão e rompe a casca resistente.

Veja também: Tempero para pipoca: 5 sugestões salgadas e 5 doces

Milho duro/flint

O grão desse milho é de tecido duro ou vítreo. Pode ser branco, amarelo, marrom, vermelho, roxo ou negro. É o mais produzido no Brasil e sua finalidade é para a produção de farinha de milho e amido de milho.

Publicidade

Artigo com informações de Cozinha Técnica

Veja também: Dá para fazer pipoca na AirFryer? Receita simples + suspiro de pipoca de chocolate

lata depois de aberta

Riscos de deixar alimentos na lata depois de aberta na geladeira

cerveja com vitamina D

Cerveja com vitamina D: faz sentido consumir?