em

Como amolar faca em casa: 5 formas

Não descarte as facas cegas. Veja como deixá-las afiadas como novas!
como amolar faca
Crédito: PixHere

Depois de algum tempo de uso as facas da cozinha começar a cortar menos. Isso acontece porque ficam cegas, sem fio. Se você não tinha ideia de como amolar facas e chegava a jogar algumas no lixo porque não servia, nunca mais vai fazer isso quando conhecer essas 5 formas de amolar faca em casa.

Como amolar faca?

Tenha cuidado antes de qualquer coisa. Faça os procedimentos longe das crianças e cuidando para não deixar os dedos na lâmina da faca, fazendo com que raspem no amolador.

1. Amolar faca com pedra

A pedra de amolar faca é feita de um material abrasivo e é usada para afiar ferramentas cortantes. Sua forma mais simples é de um tablete que se apoia em uma superfície lisa para usar.

Quando for amolar faca com pedra, molhe a pedra antes para dar o resultado desejado. Então, passe a faca deitada nos cantos da pedra pra que amole nas laterais da lâmina.

Não desça em linha reta, mas sim, na diagonal da pedra. Repita o processo dos dois lados da lâmina.

A pedra costuma ter um lado mais áspero e outro menos. Para amolar a faca na pedra, use o lado mais áspero. Depois, para tirar as rebarbas, finalize com o lado menos áspero.

2. Com amolador de aço

O amolador de aço é aquele usado nos açougues, também chamado de chaira. Quando as facas são amoladas com ele regularmente, reduz a necessidade de amolar com a pedra, aumentando a vida útil da faca.

Para usar, segure o amolador com uma das mãos posicionado para frente, levemente inclinado para cima e longe do seu corpo.

Com a outra mão segure a faca com cuidado para que o amolador não pegue nos dedos. Mantenha-os longe da lâmina.

Segure a faca em um ângulo de mais ou menos 20 graus em relação ao amolador. Mantenha o ângulo enquanto amola.

Deslize a lâmina pela metade superior do amolador. Comece pela base da faca e desça até a ponta. Depois faça o mesmo na metade inferior do amolador, segurando a faca com firmeza.

Faça 8 repetições de cada lado sempre antes de usar a faca.

3. Com xícara

Se está sem amolador por perto e quer um improviso para dar fio a uma faca, use uma xícara de cerâmica. Vire-a de cabeça para baixo e deslize a lâmina da faca deixando as laterais da lâmina passarem pela borda do fundo da xícara. Passe rapidamente, da base para a ponta da lâmina.

Veja também: Como amolar tesoura em casa

4. Com esmeril

O esmeril não é uma ferramenta comum para ter em casa porque é usada em oficinas, cutelarias e marcenarias. É próprio para afiar ferramentas e fazer acabamentos e deve ser usado por quem possui treinamento.

Por isso, é preciso ter muito cuidado ao usá-lo, sempre com equipamentos de segurança e mantendo-a distância adequada.

Primeiro deve-se passar óleo lubrificante na máquina para proteger a lâmina. Liga-se o esmeril segurando a faca em 45 graus nele. Mova a faca da base à ponta, nesse ângulo, quadro vezes de cada lado.

5. Com afiador de serra

Quer saber também como usar amolador de facas de serra? De fato, não é o mesmo método. Como neste caso precisa amolar cada serrinha, o amolador deve sem fino o bastante para passar entre cada serra.

Faça movimentos curtos e de da base para fora do dentinho da faca. Faça alguns movimentos em cada dente e finalize com uma lixa, de leve, na lateral da lâmina, no mesmo sentido que amolou, para tirar as rebarbas.

Veja na prática como se amola a faca com a chaira, a pedra e também com couro:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como fazer churrasqueira
Churrasqueira em casa: passo a passo para fazer a sua
como limpar calha
Como limpar as calhas de chuva