tipos de coleira para cachorro
Designed by Freepik

Tipos de coleira para cachorro: qual o melhor para o seu pet?

Saber qual coleira escolher para se cão é um benefício tanto para ele quanto para você.

Publicidade

A coleira é um item fundamental para quem tem cachorro. Sua utilidade vai desde a identificação do animal até a segurança no momento do passeio. Existem diversos tipos de coleira para cachorro, cada uma mais adequada para determinada situação e porte de animal. Mas entre todas, os tipos peitoral e de pescoço são as mais comuns. Saiba mais sobre cada uma.

Coleira tipo peitoral

coleira peitoral
Designed by Freepik

A coleira tipo peitoral é aquela que fica presa não só no pescoço, mas em todo o peito do animal. Há modelos em que a parte maior fica na frente do peito com fecho no pescoço e outros em que fica nas costas com o fecho no abdômen.

A escolha vai da adaptação do cão e de como o dono se sente mais seguro. Conheça as principais vantagens e desvantagens desse modelo.

Vantagens

Entre os tipos de coleira para cachorro, a peitoral é uma ótima escolha para passear com diferentes raças e portes, mesmo que seja mais recomendada para animais pequenos. Isso porque é um modelo que não escapa pelo pescoço e nem machuca, já que fica presa ao peito.

Publicidade

Esse também é o modelo escolhido para utilizar em cães-guia, pois facilita o manuseio e traz mais segurança para quem está sendo guiado. Os tipos de coleira para cachorro utilizados nos treinamentos e adestramentos também costuma ser o peitoral, pois promove essa facilidade em conduzir o animal à devida ação, sem puxar seu pescoço ou machucá-lo.

Desvantagens

Uma desvantagem da coleira peitoral é no caso de cães atletas, pois ela pode dificultar o movimento, a menos que seja para treinar cães para puxar algo, como um trenó.

Outra desvantagem é que nem todos os cães se adaptam a esse modelo, podendo precisar de um tempo a mais investido nessa adaptação. Tenha paciência com seu cão, afinal, é uma coleira grande e faz sentido que ele estranhe nas primeiras vezes que usar.

Coleira de pescoço

coleira pescoço
Designed by Freepik

A coleira de pescoço, chamada também de coleira plana, é o modelo mais comum. Trata-se apenas de uma fita de couro ou de outro material mais ou menos resistente que é passado em volta do pescoço do animal e preso com uma fivela.

Publicidade

Esse modelo é principalmente recomendado para uso contínuo, mesmo quando o animal está em casa e não vai passear, pois é nela que se pode pendurar uma plaquinha de identificação, caso o cão saia de perto dos seus tutores e precise de resgate. Ela também possui vantagens e desvantagens. Veja quais são.

Vantagens

Os modelos de pescoço são os tipos de coleira para cachorro mais comuns, por isso é mais fácil de encontrar em diversos modelos, materiais e tamanhos.

Outra vantagem é que os cães se acostumam bem com ela, especialmente se forem bem finas, sem atrapalhar para deitar ou girar a cabeça para os lados. Ela nunca precisa ser tirada, pois serve como identificação de um cão. Se for muito fina e não adequada para levar o cão para passear, pode apenas colocar uma coleira peitoral, sem remover a de pescoço.

Publicidade

Desvantagens

Esses tipos de coleira para cachorro possuem uma desvantagem para quem tem mais animais em casa. Quando eles estão brincando, caso um deles agarre na coleira do outro, pode apertar e causar pânico. Mas dificilmente vai causar enforcamento ou asfixia porque o animal que estiver segurando nela tende a soltar logo. Mesmo assim é bom tomar cuidado.

Outra desvantagem é que pode não ser útil para cães muito pequenos, especialmente com cabeça pequena, pois há o risco de que se soltem. E deixar a coleira muito apertada não é uma opção, pois pode machucar ou asfixiar o animal.

A coleira de pescoço também não é a mais recomendada para passeio, a menos que o animal seja muito calmo e não costume ficar puxando. Se o cão costuma ser mais agitado e puxa muito ao caminhar, com o tempo a coluna dele pode ser prejudicada por esse tipo de coleira.

Publicidade

Confira no vídeo abaixo as dicas de uma veterinária sobre esses e outros tipos de coleiras e guias para o seu cão:

Veja também: 10 Ideias de como fazer casinha de cachorro

PODE GOSTAR TAMBÉM