em

Melhores tipos de barba para cada rosto

Será que você está valorizando seu tipo de rosto com a barba que usa? Veja essas dicas para criar mais simetria no visual.

tipos de barba
Crédito: Pixabay

Durante toda a história os tipos de barba passaram por muitas variações no que diz respeito à moda. Houve períodos em que os homens usavam barbas enormes, outros em que apenas os bigodes e cavanhaques vaziam sucesso. Em determinado tempo tirar a barba toda era o que transmitia mais credibilidade.

Agora o uso da barba voltou com tudo. Aliás, o que não falta é criatividade para que cada homem faça a barba de modo a transmitir características da sua personalidade. Mas mesmo com tanta liberdade para inventar estilos, será que você está valorizando o seu rosto com o seu jeito de usar barba?

Assim como existem tantos tipos de jeans, mas nem todos caem bem em você, existem tipos de barba que ficam melhor em cada tipo de rosto, deixando o visual mais harmonioso. Veja agora quais são os melhores tipos de barba para cada rosto e também dicas de como fazê-la crescer mais rápido.

Dica geral para todos os tipos

todos tipos de barba e rostos
Crédito: Manual do Homem

De modo geral, antes de falar sobre os tipos de barba recomendada para cada formato de rosto, você vai perceber que todas as recomendações levam a criar um rosto de formato oval. Isso porque o oval é considerado o padrão dos rostos, ou seja, aquele formato que as pessoas imaginam inconscientemente ao pensar em um rosto.

Sendo assim, se quiser estar dentro desse padrão mais harmonioso, as dicas sempre irão recair para esse formato. Se tiver uma mandíbula redonda ou quadrada, deixar a barba mais volumosa no queijo vai alongar o rosto e deixá-lo mais oval. Se tiver um rosto retangular, a dica vai ser de deixar mais volume de barba nas laterais para que o queixo não fique tão alongado.

Mas depois de conferir as dicas, lembre-se do principal. Deve estar à vontade com o que vê no espelho, mesmo que o seu estilo esteja fora desse padrão. Aliás, principalmente se estiver fora do padrão, pois a beleza de cada pessoa está justamente nas diferenças. Então essas dicas podem servir apenas como base para que escolha o seu estilo ideal.

1. Rosto retangular

Um rosto retangular é aquele em que todas as medidas são semelhantes, considerando a largura do queixo, das bochechas e da testa. Para esse tipo de rosto é interessante deixar a barba mais reta e curta, sem deixar os pelos mais compridos no queixo, pois faria o rosto ficar ainda mais comprido.

Cavanhaque

tipos de barba retangular
Crédito: Pexels

O cavanhaque é uma boa pedida para o tipo de rosto retangular, mas deve ser curto para evitar alongar o rosto.

Ducktail

Mesmo que a dica seja deixar a barba mais rente ao queixo para não alongar ainda mais o rosto, se esse efeito não for um problema para você, pode fazer um estilo ducktail, que é o vicking, com barba completa e queixo mais comprido. Mas nesse caso deixe mais volume nas laterais para criar um visual mais despojado, de barba bem cheia.

2. Rosto quadrado

Para harmonizar um rosto quadrado, a recomendação é que deixe a barba mais cheia na parte do queixo e mais curta nas laterais. Se a ideia for suavizar as linhas do rosto, vai funcionar muito bem. Quanto mais pontudo for o queixo, mais alongado vai ficar o rosto. Dentro dessa dica, pode apostar em:

Barba tradicional

tipos de barba quadrado
Crédito: Unsplash

Esse estilo de barba é bem rente ao rosto, não tão curta, mas sem fios longos também. Pode deixar mais barba no queixo se quiser alongá-lo, ou deixar tudo curto se quiser mesmo destacar as linhas fortes do rosto com maxilar quadrado. É um dos estilos mais versáteis e fáceis de manter. Mais adiante você verá outras variações desse modelo.

Barba cavanhaque

Ao fazer um cavanhaque em um rosto quadrado, o destaque vai vir para a região frontal, da boca, reduzindo o volume da parte de trás dos maxilares. Pode usar com ou sem bigode que vai ficar bem. Mas um bigode valorizado intensifica esse efeito.

Barba balbo

Fazer um cavanhaque nesse modelo fica ainda mais estiloso. Você deve deixar o bigode volumoso e deixar a barba crescer no queixo, sem uni-la ao bigode. Ela vai se alongar um pouco para trás no maxilar, mas sem chegar ao fundo, que é onde você tem mais volume. Vai formar um desenho de âncora.

3. Rosto redondo

tipos de barba rosto redondo
Crédito: Unsplash

Esse formato de rosto é caracterizado por ter as medidas de largura e altura semelhantes, porém você pode não gostar do volume que esse formato cria naturalmente nas bochechas. Então, para suavizar o volume dessa região, a dica é apostar em uma barba que valorize o queixo e que seja bem rente nas bochechas. Assim você irá alongar o rosto, tirando o foco das bochechas.

Outra dica é fazer linhas bem definidas na hora de aparar as bochechas.

Barba cavanhaque

Se não tiver muitos pelos na região das bochechas ou apenas se preferir raspá-los, o cavanhaque é um estilo de barba que está a seu favor. Vai valorizar o queijo, criando mais volume nessa região. Também pode deixar crescer mais pelos nas laterais inferiores do rosto, sem deixar chegar nas bochechas.

Destaque no bigode

Se gosta de estilos apenas com bigode, pode apostar nesses modelos também, inclusive o bigode mais alongado, que vai ajudar a reduzir o volume nas laterais e chamar a atenção para a boca e o queixo.

Full beard

Esse é o estilo de barba bem cheia para baixo, retirando apenas um pouco do volume nas laterais, e deixando crescer bem comprida, alongando o queixo. É ideal quando quer criar um visual mais impactante e funciona bem se a sua barba cresce de maneira uniforme no rosto todo.

4. Rosto diamante

Esse tipo de rosto forma um losango, em que as laterais, nas maçãs do rosto, são levemente mais alongadas, enquanto a região da testa e do queixo são mais estreitas. Então, para esse tipo de rosto, o que vai criar um equilíbrio é valorizar mais a parte inferior do rosto, que é da linha das narinas para baixo.

Bigode destacado

tipos de barba diamante
Crédito: Pxhere

Apenas o bigode é uma boa forma de dar mais destaque para a região inferior nesse tipo de rosto. Pode variar entre os bigodes mais volumosos e extravagantes, sem medo de errar.

Cavanhaque

Por ser ideal para destacar a parte inferior do maxilar, também pode fazer um cavanhaque sem medo. Até pode deixar o queixo mais alongado um pouco, mas cuidando para não formar uma ponta.

Barba balbo

No formato de âncora, esse estilo é outro dos tipos de barba que fica muito bem. Especialmente se fizer um cabelo bem volumoso também. Vai deixar o rosto mais retangular ou quadrado. Nesse modelo você vai fazer a base como um cavanhaque, mas sem juntar queixo e bigode, e vai deixar alongar um pouco para os lados na linha inferior do maxilar, sem chegar ao fundo.

5. Rosto oval

Como esse é o tipo de rosto considerado padrão, fica mais fácil escolher entre os tipos de barba. Aliás, pode variar entre a maioria dos mencionados aqui. Não é necessário se preocupar muito em criar proporções para baixo ou para os lados.

Barba com volume no pescoço

Mas uma forma de garantir que vai estar sempre bem, sem nada muito extravagante, é deixar a barba crescer no rosto todo, inclusive na parte de baixo do queixo indo para o pescoço, e aparar essa parte para ficar mais rente e criar um volume.

Ducktail

tipos de barba oval
Crédito: Unsplash

Um estilo interessante para o rosto oval é o ducktail, que é estilo vicking, aparando levemente os maxilares e deixando a parte do queixo mais comprida. Pode ter bigode ou não, mas o ideal é que tenha para deixar o estilo mais completo.

6. Rosto triangular

O rosto em formato triangular vai ter a parte de baixo, no queixo, mais parecida com o rosto quadrado ou retangular. Porém, a parte da testa é mais estreita. A dica para harmonizar e criar um equilíbrio é apostar em um corte de cabelo mais cheio e uma barba mais discreta.

Cavanhaque

O cavanhaque vai ficar bem, seja apenas na parte do queixo ou esticando um pouco para as laterais inferiores, criando um desenho mais fino. Pode usar com ou sem bigode.

Barba balbo

tipos de barba triangular
Crédito: Pixabay

Esse é o estilo de barba em formato de âncora. Tem um bigode mais volumoso e cria um cavanhaque com as laterais alongadas. Ela termina antes de chegar ao fundo do maxilar e é bem aparada na parte de baixo do queixo. A ideia do estilo é não fechar o cavanhaque. Apenas para formar um desenho na parte da frente do maxilar. Deixa um visual mais sério.

7. Rosto triangular inverso

Triangular inverso ou invertido é o tipo de rosto em que a parte da testa é mais larga e vai afinando até chegar ao queixo, formando um triângulo de cabeça para baixo. Para criar uma proporção mais equilibrada o truque é apostar em tipos de barba bem volumosas.

Full beard

tipos de barba triangular inverso
Crédito: Pexels

Assim como para o rosto redondo, esse estilo de barba bem volumosa vai ajudar a equilibrar as proporções entre queixo e testa, deixando o formato do rosto mais uniforme. Mas para usá-lo sua barba precisa ser bem cheia e crescer de maneira uniforme. Deverá retirar só um pouco do volume nas laterais para ficar mais desenhada e aparar para criar um formato ovalado no queixo, alongando essa parte do rosto.

Wolverine

Esse também é um estilo de barba que vai valorizar a parte das bochechas e laterais do queixo, equilibrando com a largura do rosto na parte da testa. É um modelo para quem quer um visual bem estiloso, como costeletas em maior proporção. Pode caprichar no desenho, fazendo costeletas bem marcadas.

Destaque no bigode

Outro estilo que funciona bem é o bigode destacado, bem volumoso, com ou sem cavanhaque no queixo e barba nas laterais. O que vale é fazer um bom preenchimento da região inferior do rosto para criar o equilíbrio.

Barba sem bigode

O contrário da opção anterior também vale. Barba cheia, mas sem bigode. É como o estilo Wolverine, mas com o queixo preenchido. O ideal nesse modelo é aparar a barba na parte de baixo do queijo, indo para o pescoço, de modo a criar um formato mais quadrado.

Como fazer a barba crescer mais rápido?

Tipos de barba não faltam, mas as vezes a sua barba não colabora porque não cresce o suficiente para variar o visual. Veja as dicas de como acelerar o crescimento da barba e faça o teste. Mas seja paciente porque pode levar um tempo para começar a ver resultado.

1. Deixe a barba crescer

Sim, a dica é simples. Esqueça o método de ficar raspando a barba todo dia para ela crescer mais rápido. Deixe ela crescer livremente. Apare apenas uma vez por mês para dar tempo de o fio se estruturar. Assim você terá um fio mais forte e uma barba com volume, e não apenas comprida e rala.

2. Mantenha o rosto limpo

A limpeza diária do rosto com um sabonete neutro ou para o seu tipo de pele, caso tenha pele muito oleosa, vai ajudar a desobstruir os poros e vai facilitar o crescimento dos fios. Todos os tipos de barba precisam de cuidado diário.

3. Alimente-se com qualidade

Uma boa alimentação, com frutas, legumes, verduras, cereais integrais e proteínas vai ajudar a ter uma pele mais saudável, além de fortalecer os cabelos e a barba. Assim é uma maneira natural de estimular o crescimento.

4. Óleo de eucalipto

tipos de barba oleo de eucalipto
Crédito: Pxhere

Em conjunto com todas as dicas anteriores, depois que fizer a limpeza do rosto, aplique uma loção com óleo de eucalipto e deixe secar sem enxaguar. O aroma é agradável e ele vai ajudar a desobstruir os poros, incentivando o surgimento da barba.

5. Biotina

A biotina é a vitamina B7, que tem propriedades relacionadas à produção da queratina, que é uma das principais proteínas que compõem o cabelo e os pelos. Então, fortalecendo o organismo com essa vitamina, logo seus fios estarão mais fortes para crescer mais. Use 3 microgramas ao dia, apenas, independente dos tipos de barba que esteja considerando ter.

6. Minoxidil

Esse é um dos mais populares produtos para a calvície e também funciona ao aplicar na barba. Há opções para todos os tipos de barba. Aplique diariamente, conforme a recomendação da embalagem, e sempre com a pele limpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

adestramento de cães

Como fazer adestramento de cães: passo a passo

termogênicos naturais

Os 8 melhores termogênicos naturais e como consumi-los