No zoológico do Bronx, em Nova Iorque, um tigre teve resultado positivo para a covid-19. O resultado foi confirmado pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários, em Iowa. Além do tigre, outros animais da sua convivência também começaram a apresentar sintomas como tosse seca e diminuição do apetite.
Suspeita da contaminação
Embora o zoológico esteja fechado para visitas desde o dia 16 de março, os cuidadores ainda continuam em contato com os animais para alimentá-los e garantirem os cuidados de saúde.
Mas, a administração do zoológico acredita que este tigre e outros 6 grandes felinos tenham sido infectados por um dos cuidadores que não estava apresentando sintomas.
O que se pensava até então era que a doença tinha vindo dos animais selvagens e infectado os humanos, mas nunca o contrário. Em especial, considerando que os tigres e leões são animais grandes e fortes, não parece óbvio que a quantidade de coronavírus em um humano seria o bastante para infectar esses felinos.
Os cuidados
https://www.instagram.com/p/B2PFsVFpRDh/?utm_source=ig_embed
De acordo com Paul Calle, veterinário-chefe do zoológico, em entrevista à agência de notícias Reuters, “é a primeira vez que qualquer um de nós sabe de qualquer lugar do mundo que uma pessoa infectou o animal e o animal ficou doente”.
Agora, por precaução e para ampliarem seus conhecimentos no assunto, o zoológico vai compartilhar tudo o que for possível sobre a saúde dos felinos com instituições que pesquisam a transmissão do covid-19 e também com outros zoológicos, para que tomem os devidos cuidados.
Em nota para a imprensa, a equipe do zoológico do Bronx informou que os animais estão recebendo os cuidados veterinários e continuam bem. Agora, eles serão mantidos longe dos outros tigres e leões, já que ainda não se conhece o comportamento do vírus no corpo de animais.
O que se sabe sobre os animais e o vírus
A princípio, existem teorias de que o surto de coronavírus tenha começado na China por causa dos mercados de animais vivos. Alguns desses animais poderiam estar contaminados e terem transmitido o vírus aos humanos.
Mas, mesmo assim, a Organização Mundial da Saúde Animal e a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmam que não há evidências de que cães ou gatos de estimação possam transmitir o coronavírus.
Porém, com este caso do zoológico do Bronx, estudos estão em andamento para entender melhor como aconteceu essa transmissão e os riscos de que os animais infectados por humanos possam transmitir o vírus a outros humanos.
Em todo caso, é importante tomar cuidado. As pessoas contaminadas ou com suspeita, devem manter a distância também dos seus animais de estimação, bem como manter a higiene desses animais quando eles interagem com o mundo externo e voltam para dentro de casa.
É preciso conviver com os pets da mesma forma que se convive com as pessoas, procurando manter a distância e cuidando para manter todo o corpo desinfectado, sempre.

