teste de gravidez caseiro
Crédito: Freepik
em

Teste de gravidez caseiro funciona? Conheça as receitas populares

Na ansiedade por uma gestação positiva ou negativa, muitas mulheres se rendem aos testes caseiros

Algumas mulheres recorrem ao teste de gravidez caseiro porque querem ver um resultado positivo, enquanto outras o fazem torcendo por um resultado negativo. Seja qual for a intenção é preciso fazer o teste adequado para ter certeza do resultado. Existem diversas receitas caseiras para teste de gravidez, mas será que realmente funcionam? Veja como elas são feitas e se o resultado é confiável.

Veja também: sintomas de gravidez além do enjoo matinal

Qual teste de gravidez funciona?

teste de gravidez caseiro funciona ou não
Crédito: Freepik

As receitas de teste de gravidez caseiro são inventadas e testadas pelas pessoas ao longo de anos e acabam sendo recomendadas de geração em geração, mesmo não havendo comprovação de sua eficácia. Veja como as receitas mais populares são feitas.

Teste com água sanitária

Esse teste consiste em misturar a urina com um pouco de água sanitária em um recipiente que não seja de uso na cozinha e que esteja limpo, sem resquícios de outros produtos químicos. Se a mistura mudar de cor ou borbulhar, o resultado é considerado positivo.

Esse teste não funciona. Primeiro, porque não há um padrão para sua execução, o que pode variar a reação entre urina e água sanitária. Depois, é importante saber que a urina é rica em ureia e possui quantidades variadas de amônia que causam as borbulhas ao reagirem com a água sanitária, independentemente de haver uma gravidez ou não.

Com cloro

Esse teste deve ser feito exatamente da mesma forma que a versão com água sanitária. Ao misturar a urina com o cloro, deverá observar se a mistura muda de cor ou borbulha. Caso sim, o resultado é positivo.

Esse teste não funciona. Os motivos são os mesmos do teste de gravidez caseiro com água sanitária, já que esses dois produtos são semelhantes, sendo que o cloro é puro e a água sanitária contém cloro na composição.

Com pasta de dente

Para fazer esse teste, deve-se pegar um copo transparente e colocar um pouco de urina dentro. Em seguida, misturar com um pouco de pasta de dente toda branca. Se depois de 2 minutos a pasta ficar azulada ou espumar, o resultado é positivo.

Esse teste não funciona. Isso porque, mesmo se uma mulher que já sabe estar grávida fizer o teste, a mudança de cor da pasta dificilmente vai ocorrer, pois nada tem a ver com a presença ou ausência do hormônio. Já a espuma vai ocorrer porque a acidez da urina vai reagir com a alcalinidade da pasta.

Com vinagre

O vinagre é um ingrediente com diversas finalidades, desde tempero até desinfetante. Mas para confirmar gravidez, faz sentido? Esse teste é feito da seguinte forma: deve-se misturar uma parte de urina com uma de vinagre em um copo transparente. Se mudar de cor ou fizer espuma, o teste será positivo. Se não mudar de cor será negativo.

Esse teste não funciona. Como a urina e o vinagre são substâncias ácidas, não vai haver reação. Mas pode ocorrer uma leve mudança de cor que se explica porque a cor da urina é diferente da cor do vinagre, logo, ao serem misturados, resultará em uma terceira cor.

Com óleo de cozinha

Para essa receita, tal como nas outras, basta misturar um pouco de óleo de cozinha com a urina em um recipiente transparente. Se, ao fazer a mistura, as gotas de óleo começarem a se unir formando um grande círculo, o resultado será positivo. Se o óleo se dividir em vários pequenos círculo, o resultado será negativo.

Esse teste não funciona. O fato de os círculos de óleo se formarem de um jeito ou de outro nada tem a ver com a presença do hormônio HCG na urina da mulher. Essa é a apenas uma reação comum que se modifica conforme o jeito que você coloca o óleo em contato com o outro líquido.

Com sal

O teste com sal de cozinha consiste em colocar umas pitadas de sal na urina, sem misturar. Se formar uma camada fina na superfície, tipo uma nata, o resultado será positivo. Caso contrário, será negativo.

Esse teste não funciona. Não existe qualquer comprovação científica sobre a reação do sal com a urina de uma mulher que está grávida. A formação de uma fina camada de sal na superfície da urina não tem a ver com a presença do hormônio, embora possa mesmo ocorrer alterações nessa combinação caso a mulher esteja com seu organismo alterado. Mas, de modo geral, esse não é um teste confiável.

Teste de gravidez caseiro com saliva

De fato, existe o teste de gravidez pela saliva, mas ele é feito em laboratório e não em casa porque precisa ser executado de uma forma bem precisa com algumas preparações. Além disso, é necessário observar a saliva em um microscópio e utilizar todo o material próprio para essa avaliação.

Teste de farmácia

O teste de farmácia é a única opção que realmente funciona e é confiável, embora haja casos isolados de resultado errado. Por isso, a dica é fazer dois testes, garantindo que o resultado será o correto. Esse é o único tipo de teste além do exame de sangue que pode confirmar ou não uma gestação, pois ele oferece de 95 a 99% de eficácia.

A forma de atuação desse teste é que ele consegue verificar a presença ou ausência do hormônio beta HCG que é produzido no corpo da mulher quando o embrião é implantado no útero. Se houver hormônio na urina, haverá gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como tirar mau cheiro das axilas

Como tirar mau cheiro das axilas: dicas caseiras que funcionam

remédios para emagrecer

Remédios para emagrecer: sintéticos, naturais e receitas caseiras