em

Os benefícios da terapia ocupacional

Descubra o que é essa terapia e qual o diferencial dela para as outras.
benefícios da terapia ocupacional

A terapia ocupacional é muitas vezes incompreendida. Em resumo, esse tratamento terapêutico se baseia no estudo e no uso das ocupações humanas. A partir disso, promove a autonomia das pessoas em suas diferentes fases da vida. Isso independe de suas condições emocionais, físicas, sociais e psicológicas.

O terapeuta ocupacional costuma atuar como um guia. Grande parte de seu trabalho é realizado em escolas, hospitais, centros de reabilitação, comunidades carentes. Isso ocorre porque a função desse tipo de terapia é fazer com que indivíduos socialmente abandonados reencontrem seu valor e seu papel em suas próprias vidas.

Benefícios da terapia ocupacional

Dentre os muitos objetivos dessa terapia, o bem-estar geral do indivíduo é o que mais se busca. Os terapeutas buscam oferecer o retorno da qualidade de vida ao incentivar a retomada da autonomia e da independência. Pacientes que buscam a terapia ocupacional têm como grande conquista a volta da sua rotina e da sua autoconfiança.

Outro benefício está ligado à ressignificação do dia a dia. Muitos que procuram a terapia ocupacional perderam o sentido de suas vidas; há quem, inclusive, perca funções motoras por problemas emocionais. Dessa forma, há uma reinserção dos pacientes em seus grupos sociais por meio de atividades práticas e ocupacionais.

Para quem é indicada a terapia ocupacional?

A terapia ocupacional é indicada a todas as pessoas. Desde a bebês a idosos. Todos que queiram organizar e retomar sua rotina podem procurar a ajuda de um terapeuta ocupacional. Veja situações em que essa terapia é mais indicada:

  • Bebês ou crianças que apresentem atraso em seu desenvolvimento cognitivo ou motor.
  • Famílias cujo algum membro precisa de auxílio.
  • Pessoas com danos cerebrais que precisem reaprender a desenvolver alguma função motora ou mental.
  • Jovens e adultos que precisem reorganizar suas rotinas pessoais e de trabalho.
  • Idosos que necessitem de uma melhor qualidade de vida, a partir de atividades que promovam o desenvolvimento cognitivo e motor.
  • Pessoas socialmente desfavorecidas e socialmente excluídas.

Aqueles que têm interesse na terapia ocupacional devem compreender que ela não é do tipo tradicional. O terapeuta atua como um guia e precisa da ajuda do ambiente e das pessoas ao redor do paciente para que o tratamento funcione. Portanto é importante que os pacientes estejam inseridos em um contexto social que os acolha junto ao terapeuta.

Procure ajuda profissional a partir do seu perfil. A dica é entender suas necessidades e qual tipo de ajuda terapêutica procurar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

benefícios da terapia
Por que você deve fazer terapia?
5 sinais de que você precisa de terapia
5 Sinais de que você precisa de terapia