em

Por que você deve fazer terapia?

Descubra os benefícios e os principais tipos de terapia que existem.
benefícios da terapia

A terapia ainda é motivo de muito preconceito. Muitas pessoas acham que quem precisa desse tipo de tratamento é “gente louca” ou quem passou por traumas muito fortes. Isso é um grande erro. A terapia é uma excelente ferramenta de autoconhecimento, para entender suas próprias emoções e anseios.

Por que fazer terapia?

Apesar dos preconceitos, a terapia é recomendada a todas as pessoas. Ela atua como um suporte emocional, que permite ao indivíduo compreender e dominar os próprios sentimentos. Dessa forma, fica muito mais fácil entender comportamentos e identificar falhas com o objetivo de evita-las ou corrigi-las.

Confira abaixo 7 razões para fazer terapia.

1. Alivia o sofrimento

A terapia vai ensinar a diminuir a angústia frente aos problemas. Ela auxilia a entender por que surgem as preocupações e a ansiedade. Isso facilita na hora de superar essas questões.

2. Protege a saúde emocional

O tratamento terapêutico melhora a inteligência emocional. Ele faz com que você compartilhe seus medos e anseios, para que lide com eles de outra perspectiva.

3. Retira da zona de conforto

O que você já sabe sobre si e sobre o mundo pode não funcionar mais. Por isso a terapia é ótima. Ela ajuda você a descobrir novas oportunidades para conhecer a si mesmo e o mundo.

4. Racionaliza os problemas

Muitas vezes refletir sobre os problemas ajuda a perceber que eles não são invencíveis. Ou mesmo que não são assim tão ruins.

5. Proporciona o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma das melhores formas de amenizar o sofrimento. Entender suas motivações e frustrações é essencial para o processo de evolução emocional.

6. Fortalece a saúde mental

A mente é responsável por coisas incríveis e coisas terríveis. Ter uma mente forte previne quedas emocionais.

7. Permite ver o que realmente importa na vida

Enxergar o que realmente é importante em sua vida lhe dá muito mais força para seguir em frente.

Tipos de terapia

Há vários tipos de terapia, que se encaixam nos mais variados perfis emocionais e mentais. Confira abaixo alguns deles.

Terapia psicanalítica

Inspirada pelo sistema desenvolvido por Sigmund Freud. Baseia-se em análises dos conflitos inconscientes dos seres humanos que se originam desde a infância. A ênfase está nos impulsos instintivos reprimidos pelo consciente, mas que a inconsciência mantém sempre ativos.

Terapia cognitivo-comportamental

Esse tipo de terapia busca ensinar o paciente habilidades para combater seus problemas. Ela se baseia na crença de que a forma como a pessoa pensa afeta seus comportamentos e ações. Tratamentos dessa ordem são indicados para quem tem transtorno de ansiedade e fobias.

Terapia humanista

Os terapeutas humanistas fazem com que os pacientes sejam os principais atores de seu tratamento. Eles se perguntam por que passam pelo que passam, quais as maneiras de mudar essa situação. Sendo assim, os terapeutas têm papel secundário no tratamento; são vistos como facilitadores.

Outros tipos de terapia

Os três tipos de terapia citados acima deram origem a derivados com o passar dos anos. A terapia psicodinâmica e a Gestalt são exemplos. Há ainda diversas terapias de origem oriental, como o Reiki, que também proporcionam benefícios incontáveis aos pacientes. O importante é pesquisar cada um e analisar qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Dica: Reconheça suas necessidades

Portanto a dica é tentar conhecer ao máximo quais seus problemas e anseios. Procurar ajuda terapêutica não é sinal de fraqueza, justamente o contrário. Fazer terapia mostra força e desejo de mudar coisas em sua vida que já não funcionam mais.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

dieta DASH
Os benefícios da dieta DASH para a hipertensão
benefícios da terapia ocupacional
Os benefícios da terapia ocupacional