tecidos que encolhem
Crédito: Freepik
em

Tecidos que encolhem na lavagem: 3 formas de evitar e como fazer voltar ao normal

Se está na dúvida sobre como lavar sua peça nova ou se já lavou e encolheu, não se desespere. Veja por que isso acontece e como resolver

Quando você compra uma roupa nova é bem importante dar uma olhada na etiqueta para saber de que forma aquele tecido pode ser lavado. Se você não faz isso porque não entende aqueles símbolos, acabe com esse problema agora e saiba o que significam os símbolos das etiquetas.

Mas se a roupa não tem mais etiqueta e você está com medo de lavar porque pode encolher a peça, tire a dúvida agora sobre quais tipos de tecido podem encolher quando são lavados da forma errada, e veja também quando é possível fazer o tecido encolhido voltar ao normal.

Por que algumas roupas encolhem?

Para entender esse processo de encolher e fazer voltar ao normal é importante saber por que isso acontece com algumas roupas.

Na verdade, o tecido não encolhe. Ele apenas volta ao seu tamanho normal, já que, na fabricação, a malha é esticada. Então, quando a peça é lavada e seca, ela apenas volta ao seu tamanho certo.

Mas é claro que você não vai comprar uma roupa de um tamanho maior esperando que ela diminua ao lavar, até porque não acontece sempre. Então, o jeito é tentar resolver o “encolhimento”.

Quais tecidos podem encolher?

Na hora de comprar uma peça de roupa você nem precisa ficar lendo a etiqueta toda. Basta saber com qual tecido está lidando. Basicamente, os tecidos de malha natural podem sofrer essa alteração de tamanho, seja na primeira, segunda, terceira ou outra lavagem. Esses tecidos são o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos que usam a celulose como matéria-prima.

Sendo assim, se você não quiser correr o risco porque gosta mesmo é de praticidade e não vai ficar tendo cuidado na hora de lavar cada peça, a solução é optar por roupas feitas de malha artificial, como poliéster e náilon.

Só que você vai ter o lado negativo desses tecidos, que são menos macios e dificultam a respiração da pele. Para roupas íntimas, por exemplo, não são recomendados, já que aumentam o risco de doenças na região íntima.

Como evitar que o tecido encolha?

Além de optar por tecidos que não vão encolher, você também pode tomar alguns cuidados na hora de lavar o tecido de malha natural, que tem tendência a encolher. Veja só:

1. Evite expor a peça ao calor

Quando a roupa é feita de malha natural, vai estar escrito na etiqueta que não deve ser lavada com água quente, não deve botar para secar na secadora e nem passar com ferro muito quente.

Algumas vezes até diz para secar na sombra, sem pegar sol direto sobre a peça. Quando o calor entra em contato com o tecido ele dilata suas fibras, então ocorre o encolhimento quando o tecido esfria.

2. Evite excesso de alvejante e produtos químicos

Não quer dizer que não pode usar, apenas que precisa usar em pouca quantidade. Essa dica não é só para os tecidos que encolhem, pois o principal problema é que o excesso de alvejante corrói as fibras de todos os tecidos, desgastando as roupas mais rápido. Quando pode usar alvejante na lavagem da peça, essa informação também está na etiqueta.

3. Escolha malhas híbridas

Você lá leu uma etiqueta em que estava escrito: x% algodão e x% poliéster? Quando existe essa mistura de malha natural com malha sintética, se chama de malha híbrida. Os fabricantes fazem isso porque a malha sintética é mais resistente, amassa menos e deixa a cor da peça mais bonita. Esse tipo de malha é uma boa opção.

Como fazer uma peça encolhida voltar ao normal?

Agora, se a sua roupa já encolheu porque você lavou do jeito errado, pode tentar corrigir o problema. Como você leu lá no começo, a roupa não encolhe, apenas volta ao seu tamanho original. Então, se você tentar esticá-la durante algumas horas é bem provável que funcione, sem deixar a peça esgarçada.

Veja o passo a passo de duas técnicas para desencolher roupa.

tirar mancha de carvão

Como tirar mancha de cinza, carvão e fuligem dos tecidos

Como desgrudar chiclete do sapato

Como desgrudar chiclete do sapato: 3 dicas fáceis