como desencolher roupa
Crédito: Freepik
em

Como desencolher roupa com 2 técnicas que funcionam

Entre tantas receitas caseiras que prometem milagres, veja duas que funcionam de verdade

Todas as roupas vêm com uma etiqueta explicando o modo correto de lavagem e secagem para evitar que o tecido estrague. Mas quase ninguém verifica as etiquetas antes de lavar, apenas levando em conta a cor do tecido para evitar que manche as outras peças na máquina. Com isso, pode acontecer de uma peça sair da máquina com um tamanho menor porque encolheu. Será que a peça precisar ser doada por causa disso? Veja algumas dicas de como desencolher roupa para que volte ao tamanho original sem prejuízo.

Veja também: como entender os símbolos nas etiquetas das roupas

Truques para desencolher roupa

como desencolher roupa com creme e agua
Crédito: Freepik

As dicas de como desencolher roupa usam ingredientes que já deve ter em casa e variam conforme o tipo de tecido.

1. Creme para roupa de lã e algodão

O condicionador, a máscara de cabelo ou o creme corporal funcionam como o amaciante que vai deixar o tecido mais maleável para que você consiga trazê-lo de volta ao tamanho original.

Ingredientes

Creme de cabelo ou de corpo: ¼ de xícara;
Água morna: suficiente para cobrir a peça.

Modo de preparo

  1. Coloque a roupa de molho em um balde com a mistura de água e condicionador durante 5 minutos;
  2. Depois, pegue a peça, torça para retirar o excesso de água e estique-a, delicadamente, para que volte ao tamanho correto. Faça movimentos de esticar para a direção que a peça deverá aumentar de tamanho;
  3. Estenda a peça na sombra até secar por completo. Não pode colocar no sol nem na secadora, pois o calor poderá fazer encolher novamente.

2. Esticando do jeito certo

No primeiro método também precisa esticar a peça na tentativa de que ela volte ao tamanho original. Mas essa dica é mais prática porque você pode fazer com a roupa assim que sair da máquina e perceber que encolheu.

Como a roupa já vai estar torcida, sacuda para abrir bem o tecido, depois coloque sobre uma toalha e deixe a peça bem esticada, dando leves puxadinhas com as mãos no sentido que quiser que estique. Coloque outra toalha por cima e pesinhos nas bordas para segurar a roupa esticada. Deixe assim até que a peça esteja totalmente seca.

Qual técnica funciona melhor?

Agora você já sabe como fazer com dois métodos que realmente funcionam. Mas qual deles é o melhor? A verdade é que o método com creme e água funciona melhor porque o tecido vai estar mais maleável assim que sair do molho, o que pode não ocorrer ao tirar a peça já torcida da máquina.

Além desse fator, deve considerar também que no segundo método é preciso deixar a roupa entre duas toalhas, o que vai fazer a secagem demorar muito mais. Então, o primeiro método é o mais eficiente. Apenas deve ter o cuidado de verificar na etiqueta se a peça pode receber água morna.

Atenção: essas duas receitas funcionam melhor para tecidos maleáveis, como algodão e lã. Não é garantido que funcione com tecidos que não esticam tanto, como determinados tipos de jeans e outros mais grossos ou muito sensíveis, como a seda.

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

massagem para prisão de ventre

Como fazer massagem para prisão de ventre: 3 tipos e cuidados na rotina

receita sal amargo para limpar o intestino

Como tomar sal amargo para limpar o intestino