dez tarefas de dez minutos
Crédito: Freepik
em

10 Tarefas de 10 minutos para manter a cozinha organizada

Se fizer uma tarefa por dia, a cozinha vai se manter organizada e mais funcional nas tarefas do dia a dia

Quem costuma manter a casa organizada todos os dias, sabe que a regra é clara: não deixe tudo para depois. Quanto mais deixar as tarefas acumularem, mais demorado e trabalhoso será para ter tudo feito. Então, se você quiser manter essa ordem diária, começando pelo coração da casa, veja 10 tarefas de 10 minutos cada uma para organizar sua cozinha.

1. Lave a louça sempre que sujar

A menos que você realmente não tenha tempo para lavar a louça logo após sujá-la, lave sempre quando terminar de cozinhar ou de comer. Mesmo se for apenas um prato e um copo, lave, pois a pia vai estar sempre limpa, sem insetos, mau cheiro e aquele visual desagradável. Se moram mais pessoas na casa, esse deve ser um hábito de todos: sujou, limpou na hora.

2. Verifique a geladeira

Todos os dias dê uma olhada no que tem de sobras ou coisas terminando na geladeira. O que precisa ser consumido logo, vem para a frente. O que não será mais consumido, descarte. Assim, evita esquecer alimento velho que fica ocupando espaço.

3. Confira os temperos

Essa dica não precisa ser feita todos os dias, mas é uma tarefa para se fazer em 10 minutinhos. Toda semana confira como estão os temperos, encha os frascos que estão no final e anote na hora o que precisa ser comprado. Assim, evita ficar sem justo na hora em que precisar usar.

4. Guarde as miudezas no lugar

Geralmente a cozinha tem uma gaveta de bagunça, onde se colocam objetos variados de uso geral. Sempre que algo for tirado de lá, deve ser devolvido, e não deixado sobre as bancadas. Outra dica é fazer uma geral nessa gaveta uma vez por semana e eliminar dali o que não tem mais utilidade.

5. Organize os potes

Se você tem uma coleção de potes plástico que já nem cabem na porta do armário, tire 10 minutos do seu dia para fazer uma limpa. Deixe apenas os úteis, que não estejam danificados, e separe pilhas de potes e suas tampas para manter a ordem e agilizar na hora em que precisar usá-los.

6. Organize tampas e panelas

O mesmo deve ser feito com as tampas e panelas. Organize na parte da frente os mais usados de todos os dias e mantenha as panelas empilhadas, da maior para a menor, economizando espaço.

7. Arrume uma gaveta por dia

Quanto mais gente tem na casa, mais bagunçadas ficam as gavetas. Então, para não perder tempo, tire 10 minutos do dia para arruma uma das gavetas. Mesmo que elas vão ser bagunçadas de novo, é o jeito de manter sempre em ordem.

8. Organize os panos e toalhas

Separe seus panos de prato, esfregões e toalhas de mesa por ordem, empilhando-os e deixando na frente os mais usados e preferidos. É comum que essa gaveta dos tecidos esteja meio bagunçada, pois às vezes você abre, pega um pano com pressa e acaba desdobrando vários outros.

9. Organize as tábuas e eletros

Assim como as panelas e potes, suas tábuas e eletrodomésticos pequenos também merecem uma vista de olhos de vez em quando, e se fizer toda semana, vai levar só 10 minutos nessa organização.

10. Organize a gaveta ou bandeja de contas

Se você deixa os boletos e outras contas a pagar em uma gaveta ou bandeja na cozinha, lembre-se de manter tudo organizado para não acabar perdendo datas e pagando juros. Em 10 minutos dá para fazer uma pilha organizada por ordem do que vai vencer primeiro.

Veja também: como organizar o quarto e manter a ordem todos os dias

plantas para regar uma vez ao mes

8 Lindas plantas para regar só uma vez no mês

como amadurecer frutas

5 Truques de como amadurecer frutas mais rápido