flores tagetes como cuidar
Crédito: Freepik
em

Tagetes: como cuidar dessas flores ornamentais e repelentes

Elas ficam lindas nos jardins, decorando com suas flores de cores quentes e seus maciços arredondados

Também conhecida como cravo-amarelo, flor-dos-mortos ou cravo-de-defunto, a tagetes é uma planta ornamental que fica linda em vasos e canteiros, decorando o jardim com a beleza de suas flores coloridas em tons quentes de amarelo, alaranjado e vermelho.

Características gerais

O nome científico dessa planta é Tagetes erecta, e ela é nativa do México. É uma planta anual, ou seja, completa seu ciclo de vida ao longo das quatro estações de um ano e depois morre. Assim como as flores, suas folhas também são ornamentais em forma de penas. Além disso, as flores são aromáticas. Ela é da mesma família botânica do girassol e da margarida.

Planta guardiã

A tagetes está na lista de plantas guardiãs, que são aquelas com propriedades que repelem pragas e protegem plantas mais suscetíveis a pragas que estiverem plantadas por perto. A tagetes libera uma substância de suas raízes que é repelente de fungos, bactérias e vermes microscópicos parasitas.

Luminosidade

tagetes precisa de sol

Como é nativa de regiões quentes, a tagetes gosta de ser cultivada sob sol pleno ou pelo menos em um local que pegue 4 horas de sol por dia.

Regas

A tagetes gosta que a terra esteja sempre úmida, mas cuidado para não encharcar. As regas devem ser mais frequentes conforme o clima: quanto mais quente, mais regas.

Terra para plantio

Essa planta gosta de uma terra rica em matéria orgânica. Se quiser plantar no jardim e a terra for mais argilosa, o ideal é misturar com um pouco de areia de construção para facilitar o enraizamento e a drenagem do solo.

Adubação

Se você misturar húmus de minhoca ou esterco curtido na terra para plantio, não precisa adubar a tagetes.

Mas, se não colocou e quiser favorecer a floração, um adubo rico em fósforo é o indicado, como um NPK 4-14-8.

O adubo nunca deve ser dado quando a planta já está florida, mas sim, sempre antes. Não adianta adubar depois da floração, pois ela logo vai completar seu ciclo e morrer.

Poda de limpeza

flor tagetes fazer poda de limpeza

Você pode ir removendo com cuidado as flores que começam a secar, pois assim poderá estimular uma nova florada.

Reprodução

Você pode recolher as sementes da planta, que ficam nas partes das folhas, e replantá-las para fazer novas mudas e renovar seu cultivo de tagetes. Também é possível fazer estacas com caules sem flores, plantando essas estacas em vasos com boa terra rica em matéria orgânica e manter em um local bem iluminado e com regas frequentes até começar a brotar.

Crédito das imagens: Plantei e Hortas Biológicas

rosa trepadeira cuidados

Rosas trepadeiras: dicas de cultivo + fotos para inspirar a ter na sua casa

formato do nariz personalidade

Seu tipo de nariz pode falar muito sobre a personalidade