quais são as plantas guardiãs
Crédito: Freepik

Plantas guardiãs: conheça as espécies que protegem plantas mais frágeis

Além de usar o óleo de neem para prevenir e combater pragas, você pode fazer bom uso das plantas guardiãs

Publicidade

Além de saber plantar e cultivar suas plantas, é sempre bom conhecer novas dicas e truques para ajudar a mantê-las mais saudáveis. Você já ouviu falar sobre plantas guardiãs? Elas podem ser a salvação para quem vive tentando combater pragas.

Veja também: como evitar insetos na cozinha com repelentes naturais

O que são plantas guardiãs?

As chamadas plantas guardiãs, ou plantas antipragas, são espécies de plantas que repelem certos tipos de pragas ou que suportam essas pragas sem serem danificadas. É interessante tê-las plantadas perto das suas plantas mais sensíveis às pragas, evitando assim uma infestação, o enfraquecimento e até a morte das suas plantas.

Planta guardiã contra roedores

planta guardiã coroa imperial
Crédito: Mais Plantas

A planta Coroa Imperial (Fritillaria imperialis) exala um odor muito desagradável para ratos, toupeiras e outros roedores. Mas, para humanos, ela é apenas uma linda planta ornamental para deixar o jardim mais bonito. Se colocá-la ao redor da sua horta, os roedores não vão querer saber de invadir sua colheita.

Publicidade

Planta guardiã contra fungos, bactérias e vermes parasitas

planta guardiã tagetes
Crédito: Mais Plantas

A Tagetes (Tagetes erecta), também conhecida por cravo-de-defunto e cravo-amarelo, é uma linda planta ornamental que produz flores bem coloridas, maravilhosas para decorar seu jardim. Porém, os fungos, bactérias e os vermes microscópicos parasitas não gostam dela por causa da substância que essa planta libera pelas raízes, repelindo essas pragas. Você pode plantar tagetes perto das roseiras, que são mais suscetíveis a essas pragas.

Planta guardiã contra bolor

planta guardiã manjericão
Crédito: Eu Sem Fronteiras

O bolor também é uma praga para as plantas que retêm gotas de água ou orvalho em suas folhas, especialmente nos dias chuvosos que impedem-nas de secarem. Para evitar esse bolor, plante maciços de manjericão entre as plantas do seu jardim.

Planta guardiã contra pulgão

planta guardiã dedaleira
Crédito: Freepik

Os pulgões estão entre as pragas mais comuns que atacam diversos tipos de plantas. Mas, isso não acontece com a dedaleira (Digitalis purpurea), que suporta a presença dos pulgões sem sofrer danos. Então, você pode plantar essa linda planta ornamental, com flores em forma de sinos, se tiver um jardim grande, já que ela fica bem alta.

Outras plantas que servem como repelente para os pulgões são a Cinco-chagas e as ervas aromáticas, como a cidreira.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM